Prof. Pai Ronie de Ogum Onire Adiokô
Ilê Ogum Adiokô e Oya Tofã


 


A CONDUTA CERTA DE UM PAI DE SANTO

 

O que é um Pai? Pai é aquele que ensina, é aquele que educa, que corrigi e mostra o caminho certo. Pai é aquele que deve ser o exemplo, pois como alguém de conduta duvidosa ou inadequada poderá educar ou ensinar?

Na religião africana, Pai tem a mesma conotação, e além disso é aquele a quem confiamos para que seja zelador de nossa obrigação.

Ao contrário de Pai carnal ou apenas um Pai que nos cuida desde pequeno, o Pai de Santo nos é permitida a escolha.

Por isso é importante pesquisar a história regressa do dirigente espiritual ao qual pensamos em cuidar de nossa obrigação, pois alguns que se mostram como Pais de Santo, na verdade buscam apenas mão-de-obra barata ou fama para mostrarem seus filhos, alguns ainda querem "dublês" para seus feitiços e artimanhas.

Estes não podem ser chamados de Pais, já que quando seus filhos precisam de auxílio negam, quando tudo está bem em suas casas semeiam a discórdia entre os irmãos para sempre ficarem dependentes dele.

Não podem ser chamados de Pais, pois quando seus filhos pedem suas obrigações (sempre muita bem pagas em espécie e muito trabalho não reconhecido) não entregam. Para tentarem de forma arbitrária manipular seus filhos, prendê-los por medo. Mas porque não entregam? Alguns para não perderem a mão-de-obra barata e outros de medo.

Sim, por que nada justifica não entregar. Não confíam no que fizeram? E se não confiam porque fizeram? Em ninguém é colocado uma corda no pescoço dizendo que deve ser feita uma obrigação para seu filho. E o Pai de Santo sabendo disso sabe que assim como seu filho teve o momento de feitura, virá o dia do momento de levar sua obrigação.

Claro que nem todas as pessoas, pensam em levar, mas é um direito seu.

Uma casa de axé deve ter como uma de suas principais funções perpetuar o axé de seus antepassados, ensinando, claro que no momento certo, os fundamento de sua nação, para desta forma preparar seus filhos para seguir seu caminho, na sua própria casa ou na casa de seus antepassados.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

Ilê Orixá -2011 - 2012 Designer Pai Ronie Ogum Onire Adioko - Publicado em 13/11/2011 Revisão em 05/04/2012

  Tweet