Prof. Pai Ronie de Ogum Onire Adiokô
Ilê Ogum Adiokô e Oya Tofã


 


JOGO DE BÚZIOS

 

O jogo de búzios é o oráculo de comunicação utilizado pelos yorubas estabelecidos no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e Bahia.

Para se poder utilizar o jogo de búzios é necessário que se tenha assentado especialmente o Orixá Oxalá de Orumilaia, que é o dono da visão e que permite que a consulta seja realizada. Embora a consulta seja realizada por Orumilaia, é Bará Exu que é o intermediário na consulta é ele quem possibilita que a visão de Orumilaia chegue até nós. E Oxum é o Orixá que rege o jogo.

Para a maioria dos Babalorixás do Estado, este assentamento é realizado somente quando o filho já possui todos os demais orixás assentados e possui 7 anos de religião.

Esta prática permite que neste período o filho aprenda como servir seus Orixás, o que cada um representa, quais são seus ajuntós, quais as principais características de cada um, como as energias representativas de cada divindade estão.

 

 

No Batuque do Rio Grande do Sul, os Babalorixás o utilizam como ferramenta de comunicaçãso entre os homens e os Orixás a fim de se ter um referencial de conduta e perspectivas de vida. Na concepção batuqueira, é exclusivo para culto de nação, não sendo correto o seu uso em terreiros de Umbanda, que utilizam outros oráculos como forma de consulta. Somente quando o dirigente também cultuar nação e neste caso possuir possuir o assentamento de Orumilaia.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam o jogo de búzios não é um jogo de advinhação, é sim um instrumento sério de consulta as Divindades africanas, que requer muito preparo, dedicação e interpretação adequada.

Se fosse um jogo de advinhação, então se poderia advinhar os números em um jogo de azar, as respostas para um grande concurso, dentre outras coisas da vida no aye.

Existem vários métodos e formas de o jogo ser realizado, com variações inclusive na quantidade de búzios utilizados, a maioria das casas de Batuque no Rio Grande do Sul, utiliza-se 8 búzios para consulta.

A feitura do jogo e a liberação para o seu uso muda um pouco de uma nação para outra, de acordo com os fundamentos específicos de cada uma delas.

É a partir da consulta deste oráculo que, e somente desta forma, é possível saber que Orixá é o dono da cabeça de um filho.

E por fim a partir da consulta do jogo de búzios é possível compreender nosso presente, entender nosso passado e trilhar um futuro de acordo com as orientações dos Orixás africanos, que irão sempre nos levar ao melhor caminho.

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 24/03/2012 Revisão em 09/05/2012

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - 2012 - Designer Pai Ronie Ogum Onire

Tweetar