Mesa de Ibeji

Dezenas de crianças da comunidade local, do bairro Mundo Novo, na cidade de Gravataí, participaram da Mesa para os Orixás Xangô Ibeji e Oxum Ibeji, no início da noite do dia 19 de outubro.

A mesa de Ibeji, também conhecida por alguns como mesa de inocentes, é um momento mágico e de muita emoção, onde todos os presentes recebem o axé das crianças e compartilham de muita pureza e amor nos corações de cada um.

Este ritual, pode ser realizado para vários fins, para pedido de misericórdica, em caso de algum problema grave, em agradecimento, para confirmação de uma mesa de 4 pé, ou ainda para outras finalidades de acordo com o desejo dos Orixás.

A seriedade e comprometimento são essenciais para a execução do ritual, onde somente podem participar crianças de até no máximo 12 anos de idade e mulheres grávidas.

É importante salientar que é um ritual, e não uma festa, desta maneira tudo deve ser realizado de acordo com o fundamento da nação africana da casa.

O Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, decorou todo o Ilê para Xangô Ibeji e Oxum Ibeji, Orixás responsáveis pela mesa, e recebeu as crianças com muitos doces e guloseimas.

Após o ritual da mesa, as demais crianças e presentes também foram servidos com a canja e muitos doces, que marcaram consolidaram muita fartura e axé de prosperidade.

A Mesa de Ibeji, foi confirmada pela presença de religiosos e amigos dos dirigentes.

Pai Ronie e Pai Alexandre agradecem a todos os presentes que de alguma forma propiciaram a realização do Toque aos Orixás Xangô e Oxum.

Pai Ronie agradece a todos os Orixás, e em especial ao Pai Thiago de Xangô Ibeji (Canoas), que ajudou servir a mesa e ao Alabê José de Bará pelo Toque magnífico, que contagiou a todos os presentes.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire