ILÊ ORIXÁ ENTREGA TABULEIRO

PARA RECEBER O ANO DE XAPANÃ E OBÁ

Na tarde do dia 29 de dezembro de 2013, Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, acompanhados dos filhos do axé Cláudia de Iemanjá, Alexandre de Oxalá, Sheila de Bará Lanã, Gisele de Iança, Érica de Oya, Marcelo de Ogum, Michele de Obá, Edgar de Xangô Godô, e a pequena Heloisa, filha consanguinea de Sheila e Marcelo e Júlia (amiga do axé), entregaram tabuleiro nas águas do Lago Oxum Dioni, como forma de agradecimento pelo ano de Xangô e realizaram pedidos de prosperidade e saúde a Xapanã e Obá.

O tabuleiro foi organizado no dia 28 de dezembro, e colocado pedidos de todos os filhos do axé que estavam presentes, foi todo forrado com folhas de boldo em sua volta. A Oxum, Orixá da fertilidade, da beleza e da harmonia foi lhe entregue 16 quindins em cima de um coração sobre a canjica, Iemanja recebeu conchas do mar, pedaços de melância e Oxalá merengues. Um axé de muita doçura para todos da família Ilê Orixá e amigos que compartilham do axé. Fazer tabuleiro é uma forma de pedir misericórdia por aquilo que tenha-se feito de forma errada, mesmo que involuntária e agradecer.

Um tabuleiro sempre é realizado em obrigações de 4 pé, para saúde e sobretudo para agradecer a um ano, para encerrar um ciclo ou ainda para solucionar problemas que não são resolvidos.

É importante destacar que todos os materiais utilizados nos axés para o tabuleiro são biodegradáveis e de origem orgânica, não gerando nenhum tipo de poluente na água ou ainda no meio natural do local, preservando a pureza e a limpeza do local. A base do tabuleiro, produzida em madeira é após um tempo retirada da água, e devolvida ao Ilê, para ser reutilizada.

O local onde o tabuleiro é colocado está inserido no meio de uma mata nativa, morada de muitos pásaros e uma vegetação características da região. Desde a entrada na mata, até o tabuleiro ser entregue muitas rezas foram cantadas para Oxum, Iemanjá e Oxalá, criando um ambiente de muita sintonia com o sagrado.

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 29/01/2014

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire

 

Confira outros tabuleiros que foram entregues [2012] [2013] [2014] [2015][2016]

Tweetar