As flores da primavera nos encantam no

Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã

por Pai Ronie de Ogum

Assim como todas as folhas pertencem a Ossanha, todas as flores pertencem a Oxum, orixá da beleza, e dos perfumes, perfumes de todas as fragâncias, presentes nas mais belas flores da natureza.

Na primavera, estação das flores é possível perceber a beleza de suas cores em cada flor, e esta beleza está mais presente no Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, que a partir de setembro fica com as mais variadas cores de flores, nos fazendo sentir a presença de Oxum , com toda a sua magnitude em nossa volta.

A Oxum, Orixa da beleza, da riqueza e da fertilidade, pertencem as flores, que polinizam a natureza, favorecendo a cada dia o renascimento de flores mais belas.

Perceber toda essa beleza que está em nossa volta e conseguir contemplar é ser capaz de sentir da preseça deste Orixá, pois todo Orixá é uma força da natureza, é a própria natureza, que nos recebe todos os dias com braços abertos, sem esperar receber nada em troca, assim como Orixá que não nos pede nada, que não nos cobra nada, apenas a fidelidade, apenas acreditar, confiar.

Neste sentido, cabe a cada um preservar a natureza que encontra-se em nossa volta, pois preservando a natureza estamos estreitando a presença dos Orixás, sem natureza não existe asé, e sem asé, não existe Orixá. A religião africana cultua os Orixas, e cultuar os Orixás está intimamente relacionado ao culto da natureza.

Orixá é vida, é energia vital, por isso é impressindível preservar a natureza, preservar a beleza das flores, dos lagos. Com isso não é possível aceitar que esta seja poluída com vidro, plástico ou outros materiais que não irão se degradar, quanto geramos poluição estamos nos afastando de nossos Orixás, ou será que você colocaria uma oferenda para Oxum, em um rio poluído, com a poluição as árvores não irão florescer com toda a sua plenitude. E como agradar Oxum desta forma?

É importante que cada um faça a sua parte preservando toda a beleza da natureza em nossa volta. Preservando a natureza estaremos fortelecendo os Orixás em nossa volta, estaremos fortalecendo o asé.

Façam todos como o Ilê de Ogum e Oya, garantam a beleza das flores de todas as cores com os seus mais variados perfumes a cada nova primavera, mantenham a presença de Oxum, Ossanha e demais Orixás vivos e presentes em suas vidas, vamos fortalecer a religião dos Orixás.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios.

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire