Sítio Ilê Ifé

 

Localizado no Distrito de Morungava, na cidade de Gravataí, o Sítio Ilê Ifé é uma área preservada de mata nativa, onde o cantar dos pássaros e as folhas de Ossanha estão presentes em toda a parte.

Na religião africana, a ligação entre o homem e o sagrado se dá a partir da convivência entre o homem e a natureza.

A natureza é a morada dos Orixás (divindades africanas que representam suas forças).

Preservar a natureza é preservar a Religião dos Orixás.

Sem a natureza não podemos cultuar nossa religião, desta maneira o Ilê Orixá Ogum Adiokô e Oya Tofã possuem o sítio Ilê Ifé como espaço destinado ao culto da religião africana.

No local é possível conferir córregos de água cristalina, açude destinado aos Orixás Oxum, Iemanja e Oxalá (Lago Oxum Dioni), e centenas de mudas de plantas da região.

Cada espaço do sítio está consagrado a um Orixá, assim temos a mata para os Orixás Ogum, Odé / Otim e Ossanha (Mata Ossanha Niqué e Xapanã Udê e Mata Ode e Otim Belujam Abaim) os caminhos para o Orixá Bará, taquareiras (bambuzais) para o Orixá Oya (Espaço Oya Tofã), bananeiras para o Orixá Xangô entre outros espaços.

Após as obrigações os filhos da casa podem usufruir de um espaço tranquilo e sagrado para o culto da religião, sem a pertubação das grandes cidades e com a certeza que seu axé será integralmente recebido pela mata.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 31/10/2011 - Revisado em 01/01/2013