ILÊ ORIXÁ ENTEGA

TABULEIRO NO SÍTIO ILÊ IFÉ

Na tarde do dia 30 de dezembro, Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, acompanhados dos filhos do axé Sheila de Bará, Marcelo de Ogum e Rosângela de Xapanã, entregaram tabuleiro nas águas doces do Lago Oxum Dioni, como forma de agradecimento pelo ano de Oxalá.

O tabuleiro foi todo forrado com folhas de boldo (tapete de Oxalá) em sua volta. A Oxum, Orixá da fertilidade, da beleza e da harmonia foi lhe entregue 16 quindins, Iemanja recebeu conchas do mar, pedaços de melância e Oxalá pedaços de coco e merengues. Um axé de muita doçura para todos da família Ilê Orixá e amigos que compartilham do axé.

Este tabuleiro inicialmente foi colocado no quarto de santo do Ilê Orixá, onde os filhos do axé colocaram, moedas, e pedidos de agradecimento e axés para o próximo ano. É um ritual de encerramento de um ciclo, encerramento do ano de Oxalá, e recebimento do ano de Xangô. Oxalá nos preparou em seu ano com sabedoria para enfrentas as adversidades impostas pelas mudanças do ano da Balança e do Raio, que será conduzidopor Xangô e Oya.

Entregar um tabuleiro é pedir para Oxum, Iemanja e Oxalá, que nos abençoem, que noz tragam paz, tranquilidade e calmaria. O tabuleiro é um axé de misericórdia e agradecimento, é um pedido que se faz aos Orixás de mel, para nos acompanharem e nos ajudarem nas nossas adversidades diárias, são Orixás de muita sabedoria.

O tabuleiro foi conduzido até o lago sob cânticos dos Orixás Oxum, Iemanjá e Oxalá e ao som de sinetas, dentro da mata virgem que rodeia o lago. Foi um momento de intensa reflexão e encontro com o sagrado, e de muito agradecimento.

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 01/01/2013

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire

\

Confira outros tabuleiros que foram entregues [2012] [2013] [2014] [2015][2016]

Tweetar