Limpeza de fim de ano para receber Oxalá em 2012

Oríkì à Osàlà
Obanla o rin n'eru ojikutu s'eru. Obà n'ille Ifon alabalase oba patapata n'ille iranje. O yo kelekele o ta mi l'ore. O gba a giri l'owo osika. O fi l'emi asoto l'owo. Oba igbo oluwaiye re e o ke bi owu la. O yi ala. Osun l'ala o fi koko ala rumo. Obà igbo. 
Tradução 
Rei das roupas brancas que nunca teme a aproximação da morte. Pai do Paraíso eterno dirigente das gerações. Gentilmente alivia o fardo de meus amigos. Dê-me o poder de manifestar a abundância. Revela o mistério da abundância. Pai do bosque sagrado, dono de todas as benções que aumentam minha sabedoria. Eu me faço como as Roupas Brancas. Protetor das roupas brancas eu o saúdo. Pai do Bosque Sagrado.

 

2012, já iniciou no Ilê Orixa Ogum Adioko e Oya Tofà, pois foi realizada a limpeza de fim de ano no último dia 17 de dezembro, onde dezenas de pessoas da comunidade local compareceram para iniciarem no ano com axé dos orixás.

O próximo ano será regido essencialmente por Oxalá, orixá responsável pela criação, representado pela cor branca, por isso considerado um orixá funfun.

A vida inicia com Bará (Exu) e termina com Oxala, assim como o Orixá Bará é o princípio da vida, a dinâmica do movimento, da fecundação, da euforia, Oxalá é o Orixá da paz, da traqnuilidade, cabe a Oxalá levar a paz e harmonia a todas as pesssoas que estão em desarmonia, estão desamparadas.

O branco é a cor da paz, da tranquilidade, da harmonia, características de Oxalá, no batuque do Rio Grande do Sul, Oxalá, em todas nações, se termina um xirê com Oxalá, onde se pede paz e harmonia. O Branco é soma de todas as cores, assim como Oxalá representada a totalidade de toda a humanidade coberta por seu alá.

A Oxalá nos dedicamos quando se deseja pedir misericórdia de alguém que encontra-se doente, um grande problema, ou simplesmente para pedir suas bençãos

A passagens de axés pelo corpo das pessoas tem por objetivo purificar as pessoas para estejam em condições de iniciar o novo ano com axés de prosperidade, felicidade e fartura. A limpeza renova as energias, transmitindo condições para um ano cheio de alegrias e conquistas.

No Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, foram passados axés de todos os orixás, onde dezenas de pessoas estiveram presentes para compartilharem o axé dos orixás.

Cada axé tem por finalidade restaurar uma energia, pois quando realizando um axé, não estamos servindo ele porque o orixá precisa, e sim porque nós estamos necessitando. Axé é força, que se desgasta dia a dia, por isso é necessário que se restaure esta força.

E para restaurar esta força é que foi realizada a limpeza e marcação dos orixás regentes do próximo ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  [2011] [2012] [2013] [2014] [2015][2016]

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 25/12/2011

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire