21/01 - Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa

por Pai Ronie de Ogum Adioko
    
Comemora-se no dia 21/01 em todo o mundo o Dia Mundial da Religião e no Brasil o Dia Nacional de combate a Intolerância religiosa. O dia Mundial da religião foi criado com o intuito de fazer  com que todas as pessoas valorizem as diversas crenças religiosas, as respeitando. Ninguém precisa concordar com as diversas tradições religiosas, mas todos precisam e devem aprender a respeitar.

A data foi criada em 1949, na Assembléia Espiritual Nacional com o objetivo de integrar as diversas religiões, sem abrir mão de seus dogmas, mas respeitando as diversas tradições existentes. Cada um deve ser livre para definir o que acredita, livre para decidir que crença vai cultuar, e também ter o direito de não ter crença nenhuma, sobretudo no Brasil, um pais laico, onde Estado e religião não se misturam. A laicidade de forma nenhuma exime o poder público de  responsabilidades em garantir que todos expressem sua crença, não expressem se quiserem e também de mudarem a todo momento de crença, se assim desejarem, além disso deve garantir que todas as crenças sejam igualmente respeitadas.

O Brasil, nesta mesma data ainda comemora o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, como homenagem a Mãe Gilda, que teve seu terreiro invandido e destruído por pentecostais no final da década de 90, além disso seu marido foi agredido verbal e fisicamente. Mãe Gida veio a falecer no dia 21 de abril de 2000. A fim de evitar que atitudes como esta se repliquem  foi instituída a Lei 11.635 - Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, no ano de 2007.

É importante lembrar que no Brasil, as maiores vítimas de intolerância religiosa são os adeptos de religiões de matriz africana, que muitas vezes recebem ameaças em seus terreiros, são demitidos de seus empregos ou ainda são alvos de perseguição dentro de muitas instituições. Cabe a cada um de nós fazer com que este quadro mude, que todos tenham seus direitos respeitados e valorizados igualmente.

Publicado em 03/03/2015

Veja também
[ 21/1/2016 Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa] [2017]



Tweetar
Publicado em 03/03/2015