OFICINA SOBRE AJUNTÓ

Ocorreu na sede do Ilê Orixá oficina sobre ajuntos no dia 27 de novembro de 2015, primeiramente Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko explicaram o que é o ajunto, de que forma se determina e como este definido para ori de cada um. A oficina seguiu sendo conduzida por Pai Alexandre que destacou os ajuntos possíveis dentro de nossa nação Oyo e Jeje.

Logo após houverm algumas indagações e discussões sobre o assunto, que contribuíram para que as dúvidas fossem prontamente sanadas, levando todos os presentes a um momento de reflexão e estudo. Mãe Adriana de Iemanjá, que estava representando seu Ilê, com alguns de seus filhos destacou a importância de encontros como este como somente fazem com que sejm sanadas dúvidas e facilita a compreensão de todos, levando ao diálogo religioso.

Pai Ronie destacou que a religião se aprende na prática e no cotidiano diário, não sendo possível aprender religião sem se estar presente, lembrou que os ajuntós podem ocorrer algumas variações de acordo com a nação e tradição religiosa de cada um, que todas as casas devem ser rspeitadas, e que conhecer nossa tradição não nos torna melhores, mas que todos devem conhecer e respeitar a sua casa, a sua tradição religiosa.

Estiveram presentes nesta oficina: Carla Monteiro de Iansã, Mãe, Adriana de Iemanjá, Alessandra de Iemanjá, Cátia de Iansã, Alisson de Oxalá, Érica de Oya, Alissa de Oya, Janaína de Oya, Júlia de Oya, Elizangela de Oya, Leticia de oia, Terezinha de Oxum, Michele de Obá, Mãe Carmem de Oxum, Alessandra de Oxalá, Élia de Oxalá, Gregory de Ogum, Ana de Oxalá, Mãe Fernanda de Xangô, Felipe de Ogum, Adriano de Xangô, Divina de Oxum, Cleber de Ossanha, Sabrine de Oxum, Marcelo de Xangô, Anderson do Xangô, Raquel do Xangô, Jaciara de Oxum, Gabriel de Xangô, Franklin de Lodê, Eider de Oxalá, Filipe de Ogum.

Pai Alexandre e Pai Ronie agradecem a todos os que estiveram presentes, contribuindo para que o evento tenha sido realizado com pleno êxito.

Tweetar

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - 2016 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 08/01/2016

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.