Seminário sobre saúde nos terreiros

O Ilê Orixá foi sede no último dia 20/06/2015, das 9 às 18 horas de Seminário, com o título de "Povo de Terreiro e Saúde", pelo teólogo, Prof. Jayro Pereira de Jesus, a atividade foi organizada pela ESTAF, em parceria com a AIA e a UFRGS, através do seu curso de Especialização de Saúde em Movimento, e o Ministério da Saúde.

Antes no início da atividade foi realizado um café de confraternização entre os participantes, o que fez com que fosse criado um ambiente de descontração entre todos, logo após as atividades foram iniciadas com a apresentação dos participantes e da apresentação dos objetivos do encontro: "Reconhecimento dos Templos de Tradição de Matriz Africana e Afro Umbandista, na rede de equipamentos sociais, como espaços de promoção da saúde, acolhimento e etno-educação.

O Prof. Jayro destacou a importância de existir uma conversa entre os médicos, babalorixás e yalorixás, além da necessidade de haver um recíproco respeito entre todos, falou ainda da importância de cada terreiro desenvolver uma ficha mais detalhada sobre a saúde de cada membro de um Ilê, que poderia ser utilizada como ferramenta de auxílio pelos médicos. Foi destacado a importância da saúde da população negra dentro de um terreiro.

Pai Alexandre e Pai Ronie agradeceram a presença de todos e em especial ao Prof. Jayro que organizou e conduziu durante todo o dia, com muita sabedoria, uma pequena parte de seu aprendizado. Se dúvida todos saímos com novas apprendizag do encontro.

Estiveram presentes no evento Edgar de Xangô, Michele de Obá, Terezinha de Oxum Cleber de Ossanha, Érica de Oya, Divina de Oxum, Cátia de Oya, Alessandra de Iemanjá, Elizângela de Oya, Janaína de Oya, Mãe Guacira de Iemanjá, Anderson Jardim Matos, Mãe Beth de Oxum, Mãe Drica de Iemanjá, Stéfanie Ramos de Oxum, Silvia de Oxum, Abraão de Bará, Mãe Ivanize de Xapanã, Fabiana Schneider, Pai Gilberto Fagundes de Oxalá, Sr Luis Sansone, Alisson  Reis de Oxalá, Andrei Reis de Oxalá Orumilaia, Yanzer Marchetto, Pedro Henrique de Odé e Alice Fraga.

Confira o Oriki que foi construído deste seminário

Tweetar

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 25/06/2015 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.