OFICINA DE DANÇAS MOVIMENTA O ILÊ ORIXÁ

 

 

Com a finalidade de ensinar os primeiros passos das danças do Orixás, o Ilê Orixá iniciou as 19 horas do dia 6 de outubro "Oficina de Dança dos Orixás", como sequência do Ciclo de Palestras sobre Religião Africana. Esta Oficina foi conduzida por Pai Alexandre de Oya, para alguns filhos do Ilê que desejam aprender os movimentos iniciais da dinâmica da dança dos Orixás.

A Oficina iniciou com uma roda onde foram conduzidos cânticos de Bará a Oxalá, ao toque de tambor e agê. A cada novo axé era visível a atenção, empolgação e observação dos filhos do axé. Segundo alguns filhos da casa foi importante para fazer com que compreendam como funciona a roda de batuque e entender a importância da dança nos rituais afro.

As oficinas são importanets para fazer com que o conhecimento seja dividido entre todos. Quanto mais o conhecimento de um terreiro é dividido, mais forte fica seu axé, pois mais pessoas estão aptas a perpetuarem e replicar o axé. Ensinar é fazer com que o axé da casa seja multiplicado.

Ao término da Oficina cada participante passou a ser um dissenimador da dança dos Orixás, e responsável por ajudar a seus irmãos a aprenderem, já em uma casa de axé estamos todos presentes para fazer religião, para ajudar um ao outro, a buscar o sagrado e a ajudar as pessoas.

A força e o axé do encontro por vezes fez com que muitos se sentissem em um batuque, já que o som do tambor fazia com que o axé dos Orixás fosse transmitido a todos os presentes.

Ao encerrar Pai Ronie agradeceu a todos os participantes e lembrou que a próxima Oficina a ser realizada pelo Ilê será sobre Ervas dos Orixás, com a finalidade de todos saberem reconhecer as principais ervas rituais, como são maceradas e quais são utilizadas para cada Orixá.

 

 

 
Tweetar

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 18/09/2012 Atualizado em 08/02/2014

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire