Ogum Adioko comemora 8 anos

Em 2013, ano dedicado ao Orixá Xangô, Ogum Adioko de Pai Ronie comemora 8 anos.

Esta obrigação teve início dia 11 de outubro com o corte para os Orixás Bará Lodê e Ogum Avagã, 17 de outubro, com corte para os Orixás de Pai Ronie e obrigação de filhos (bori em Silvia de Bará Agelú, Cátia de Oya, Alessandra de Iemanjá, Terezinha de Oxum, Elizângela de Oya, Gisele de Oya, e no dia 23 de outubro foi realizado o bori de Pai Ronie, por ele mesmo, além da obrigação de ariribó em Edgar de Xangô Godô, esta obrigação culminou com grande Batuque em Homenagem ao Orixá Ogum, que reuniu centenas de pessoas da comunidade local e religiosos que prestigiram a obrigação.

Foram 8 anos em que Pai Ronie se dedicou a religião dos Orixás, nas mais variadas atividades, tendo muito aprendizado e acima de tudo a certeza que sempre aprendemos com todos, em todos os momentos, pois estamos na religião africana o aprendizado é constante.

A festa em homenagem a Ogum Adioko ocorreu no dia 26 de outubro, com início as 22 horas, em um dia de bastante chuva, em um batuque da superação. Onde mesmo com a chuva dezenas de pessoas se deslocaram até o local e prestigiaram Ogum.

Pai Ronie de Ogum destaca alguns agradecimentos:

- ao Orixá Ogum por mostrar a sua força em todos os instantes, estar sempre ao seu lado e ajudar a construir uma sólida família religiosa.

- ao Pai Alexandre de Oya pela incansável ajuda, dedicação e trabalho durante toda a obrigação.

- ao Orixá Xangô Godô, padrinho da casa, responsável por sua iniciação religiosa, e Orixá do ano de 2013, que desde a abertura o acompanha em todas as suas decisões.

- aos demais Orixás por todas dádivas recebidas, pelo carinho e por todo o aprendizado

- a Fernanda de Xangô pela ajuda incondicional durante a obrigação.

- aos filhos do axé que dedicaram horas de trabalho, sempre prontos a ajudar e fazer o melhor.

Tweetar

 

A magia da roda / Alguns filhos do axé / Alguns amigos que estiveram presentes/ Axé da balança /Alguns detalhes da decoração / Chamada aos Orixás / Decoração Peji / Fachada / Filhos de obrigação / Homenagem ao Orixá Xangô / Momento de ajustes / Saudação Bará Lodê /Ogum Adioko comemora 8 anos

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 20/11/2013 Revisão em 22/11/2013

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire