Mãe Antonieta de Xangô Mãe Simone de Oya Gulherme de Xangô Pai Ruy de Xangô

Muitos amigos em toque para Ogum Adioko

Dentro dos rituais de batuque, sempre que se faz uma festa em comemoração aos Orixás, esta festa é partilhada na presença de amigos como forma de distribuir o axé de todos os Orixás. Os amigos que partilham destes momentos fazem parte de nossa história, e assim como levam um pouco do axé da obrigação, também deixam um pouco do seu axé.

Os que estiveram presentes nesta obrigação prestigiaram os 9 anos do Orixá Ogum Adioko de Pai Ronie e trouxeram o seu axé para ser partilhado entre todos os presentes.

Uma marca do Ilê Orixá é a grande participação de amigos que não são de religião, mas que respeitam o axé e participam ativamente das atividades promovidas pela casa. Isso faz com que o Ilê Orixá seja uma casa de axé extremanente inserida dentro da comunidade local, e faz com que a religião seja percebida de uma forma diferente.

Neste contexto são amigos do axé Ilê Orixá todos os que frequentam a casa, em atividades sociais, os que buscam um axé de conforto ou ainda os que apenas vão em dias de festa. Pois em casa de religião todos são bem recebidos, não importam as condições sociais. Religião é união.

Pai Ronie destaca a importância de cada um dos amigos que estiveram presentes na obrigação, alias muitos amigos, mostrando a cada nova obrigação a força do axé de Ogum Adioko e Oya Tofã.

Pai Dida de Xapanã, Carla de Iança, Mares de Iemanjá e filhos Pai José do Xangô e filhos Sérgio Gabriel de Xapanã
Mãe Guacira de Iemanjá e Celso de Oxalá Heverton de Xangô, Laerte de Oxalá e marisa de Oya Bruno de Bará, Pai Bola de Oxum e filha
Pai Gelson de Iança e filho Pai Ruy de Xangô Mãe Carmem de Oxum, Adilson de Ogum e filhos
Pai Carlos de Ogum e filhos Mãe Joice de Oya, Pai Ronaldo de Bará e filhos Pai Pequeno do Xangô, Mãe Iara de Ogum e filhos
Pai Guilherme de Xangô Ibeji e filhos Bete de Oxalá, amiga fo axé Pai Marcelo de Ogum
Diego de Oya e Pai Juliano de Iemanjá Marina mãe consanguínea de Pai Ronie Keila Portal
Sr Biru e filhos, amigos da comunidade   Ingrid, filha consanguínea de Cleber de Ossanha e Divina de Oxum
Luciane e filhos, amigos da comunidade Beatriz de Iança, amiga do axé Leia e Rosinéia Teixeira, amigas do axé
Neca, grande amiga do axé   Ângela grande amiga do axé
Neca de Iança, amiga do axé Denise Freitas, fotógrafa do Grande Axé Keila Portal
Silvio, amigo do axé e filho de Alessandra de Iemanjá Michele amiga do axé  
Grégory, filho consanguíneo de Edgar de Xangô Amigos do terreiro

Beto, Jornal Grande Axé

 
Felipe filho de Elisângela de Oya, amigo do Ilê Isolda avó consanguínea de Pai Ronie Amiga do axé Amiga do axé
A força do terreiro para saudar Bará Exú / A balança para Xangô / Chamada aos Orixás / Filhos de obrigação /Decoração do quarto de santo / Ogum Adioko de Pai Ronie comemora 9 anos / Muitos Amigos em toque para Ogum Adioko /Dançando para os Orixás / Detalhes da decoração externa /
Tweetar