MACERAÇÃO DA MOSTARDA

 

O amalá de Xangô já começou a ser preparado no Ilê Orixá, pois a mostarda já foi macerada no dia 4/09. Após ser macerada a mostarda é lavada e congelada para ser adicionada a carne de carneiro que será utilizada para o preparo do tradicional Amalá de Xangô, na obrigação do mês de outubro. No Ilê Orixá somos oriundos da bacia de Xangô, desta forma sempre que se faz obrigação é importante ter o amalá como comida ritual a ser servida, não só no quarto de santo, mas também aos convidados e amigos.

O Amalá é a principal comida ritual de Xangô, e a que requer maior cuidado durante o preparo, e a maceração é o primeiro passo, onde se faz a seleção das folhas que estiverem ruins e retir-se os talos de todas as folhas, para somente então inciar o processo de maceração, onde as folhas são trituradas com as mãos até que se retire todo o amargo que existe na folha, em processo lento e repetitivo, com muitas trocas de água.

Pai Ronie de Ogum Adioko e Pai Alexandre de Oya Tofã agradecem a todos os que auxiliaram na maceração da mostarda e desde já desejam axé de Xangô.

 

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 13/09/2015

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire