OBRIGAÇÃO DO PASSEIO

 

Ocorreu no dia 23 de outubro a obrigação do passeio como mais uma etapa do assentamento dos Orixás dos filhos que cumpriram preceitos no último dia 8. O passeio tem por objetivo apresentar os filhos que estão se aprontando a comunidade batuqueira. Para a sua realização os filhos de obrigação saem do Ilê, ainda em jejum vão ao Mercado Público de Porto Alegre, um local de intenso movimento, para além de saudar o orixá Bará (que supostamente foi assentado pelo Príncipe Custódio para movimentar o local) pedir prosperidade e fartura a sua obrigação religiosa.

Após a visita ao Mercado Público, foi entregue um tabuleiro com pedidos de harmonia, paz, saúde e pedidos de proteção no Sítio Ilê Ifé, no distrito de Morungava, na cidade de Gravataí, um momento de grande emoção e ligação ao sagrado.

Em seguida todos se dirigiram ao Ilê de Xangô e Oya, na cidade de Cachoeirinha, onde fomos recebidos por Fernanda de Xangô Aganju, Júlia de Oya e Ana de Oxalá Orumilaia, que recebeu aos filhos com uma mesa de café pronta, distribuindo o axé, o axé da mesma orige religiosa de Pai Alexandre e Pai Ronie.

Antes de chegar ao Ilê Orixá, fomos ainda bater cabeça na casa de Mãe Carmem de Oxum, filha de Pai Alexandre, onde também foi servido café, com uma excelente recepção e fartura

O passeio foi realizado por: Adriana de Iansã, Alessandra de Iemanjá, Cátia de Iansã, Edgar de Xangô Godô e Elizângela de Oya, acompanhados por Pai Ronie de Ogum e Gregory de Ogum, que realizou a fotos.

O Ilê Orixá agradece a todos os que auxiliaram na realização desta obrigação e deseja a todos um grande axé de força, prosperidade, fartura e alegria, em especial aos dirigente e amigos do Ilê de Xangô e Oya e do Ilê de Oxum e Ogum estendendo todo o axé da obrigação as suas respectivas casas e famílias religiosas.

 

Tweetar

 

 

Veja também: [Dia de descascar feijão] [Maceração da mostarda] [Corte aos ancestrais] [Obrigação do passeio] [Corte aos Orixás de Pai Ronie] [Corte ao Orixá Bará Lodê e Ogum Avagã]

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - 2015 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 27/10/2015

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire