AXÉ DA BALANÇA

 

Sempre que se faz uma obrigação de 4 pé é realizado o ritual da balança, que sempre pertence ao Orixá Xangô, responsável por analisar como ocorreu o decorrer da obrigação, este axé pertence a ele. Na tradição do batuque do Rio Grande do Sul é grande o número de casas que fazem mais de uma balança em uma mesma noite, a dividindo em mel e epô, ou ainda somente para Bará.

Respeitando a todos que fazem desta forma, nós do axé Ilê Orixá entendemos não ser o mais adequado, devido a não necessidade de fazer isso já que o axé é pertencente a Xangô, que analisa o equilíbrio de toda a obrigação, desta maneira por que separar se um dos objeivos é verificar a posição de Xangô frente a obrigação?

Esta balança ocorreu no dia 10 de outubro, somente com os filhos do axé (já que este batuque foi fechado), com a obrigação toda no quarto de santo, confirmando o corte aos Orixás de Pai Ronie e filhos que cumpriram preceitos de assentamento de seus orixás, durante o batuque de terminação, no dia 24 ocorrerá a segunda balança, concluindo desta maneira a obrigação. Que Xangô leve equilíbrio, justiça e axé a todos.

Veja também: Abertura do Bará / Chamada aos Orixás / Decoração externa / Momentos de descontração /

Quarto de santo / Filhos de obrigação / Axé da balança / Família e amigos

Tweetar

 

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 21/11/2015

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.