Ilê Orixá se veste de verde para homenagear Ogum Adioko

No dia 27 de outubro, o Ilê Orixá pintou a noite de Gravataí de verde para reverenciar o Orixá Ogum Adioko.

Ogum é um Orixá guerreiro, representado pela cor verde, uma de suas principais representações de Ogum é a serpente de aço, que está presente em todos os assentamentos do Orixá Ogum, inclusive substituindo o ocutá, em algumas Nações.

Neste ano, foram utilizadas serpentes de aço, de cerca de 40 cm de altura, como adorno de decoração em todas as mesas, sobre cada serpente laranjas e maças, frutas símbolo dos Orixás regentes do Ilê.

A decoração da casa ainda estava com mesas dedicadas aos Orixás Oya, Xangô, Iemanjá e Oxalá.

A mesa para Oya estava dentre outras coisas com acarajé e batata doce frita. A decoração para Xangô estava rica em frutas variadas, qjue ao final do batuque forma distribuídas. A ornamentação da mesa para Xangô foi complementada com cachos de banana em torno, que também foram distribuídos ao final.

A decoração para Iemanjá estava repleta de cocadas e Oxalá, Orixá regente do ano, encontrava-se com dezenas de pães representando properidade e a fartura.

Decorar um terreiro para uma festa de batuque é mostrar seu carinho com os Orixás e como seus dirigentes percebem a religião. A religião dos Orixás é a manifestação do divino com o profano. É partir do momento em que percebemos que os Orixás estão em toda a parte é que entendemos que fazer religião não é mostrar luxo aos que não possuem o essencial. É mostra que o Orixá não precisa nada além de fé e um coração puro para se manifestar.

É perceber que o mais importante em uma festa é fazer com que todos se sintam a vontade, que todos se sintam bem. E pensando desta maneira o Ilê Orixá preparou uma decoração toda especial para receber o mais importante em sua casa: a sua comunidade e amigos do axé.

A comunidade é quem apoia um Ilê em seu dia-a-dia, e é para quem um terreiro existe primeiramente, especialmente o Ilê Orixá dedica uma grande parte de seu tempo durante o ano para desenvolver trabalho social.

 

 

| Abertura Bará | Amigos e convidados | Ogum Adioko comemora 7 anos | Decoração |

| Filhos de Obrigação | Filhos do Axé | Fotos da roda | Homenagem Mãe joice

 

Tweetar

Atualizado em 30/06/2014

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 05/11/2012

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire