Ogum Adioko comemora 7 anos

Em uma noite de muita emoção, respeito, garra e força, Pai Ronie de Ogum comemora 7 anos de seu Orixá Ogum Adioko e 1 ano de inauguração do Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, dirigido por ele e Pai Alexandre de Oya Tofã.

Os rituais religiosos iniciaram no dia 18 de outubro com corte para os Orixás de Pai Ronie e bori de seus filhos Silvia de Bará Agelú e Rosângela de Xapanã Belujá, ainda neste dia Pai Alexandre realizou bori em sua filha Cláudia de Iemanjá, no dia 25 de outubro o bori de Pai Ronie e culminou com grande Batuque em Homenagem ao Orixá Ogum, que reuniu centenas de pessoas da comunidade local e religiosos que prestigiram a obrigação.

Pai Ronie destaca que sempre pensou a religião como forma de ajudar as pessoas, na saúde, no trabalho, nas relações familiares e acima de tudo na ligação do homem com o sagrado.

No ano de 2009, Pai Ronie e Pai Alexandre adquiriam o Sítio Ilê Ifé, para mais tarde construirem a morada de seus Orixás, mas ainda não era a hora de inciar, não era o momento, pois perceberam que para desenvolverem o trabalho social era necessário que houvesse uma comunidade mais próxima, para poder desenvolver o trabalho social desejado.

No ano de 2011, foi adquirido a sede do Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, uma casa, onde segundo alguns moradores já teve uma terreira, para finalmente poderem realizar o sonho de abrir o seu Ilê.

Ainda no ano de 2011 sob o axé da Mãe Joice de Oya, a obrigação de Pai Ronie foi confirmada com todos os seus axés e o Ilê foi inaugurado.

Quando entramos pela primeira vez em uma casa de religião, primeiramente confiamos. No Orixá, no dirigente e na religião, com Pai Ronie não foi diferente. O tempo nos mostra que nem sempre podemos confiar cegamente em tudo que noz dizem, que nos fazem e que pensamos estar certo. Mas isso, de forma nenhuma deve colocar nossa religião, nosso Orixá a prova. Com as adversidades devemos aprender. Que os homens erram, que os homens mentem. Mas o Orixá sempre é verdadeiro, a religião é verdadeira, e que a verdadeira religião deve ser utilizada para ajudar, para fazer o bem.

   

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 05/11/2012

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire