DECORAÇÃO DO PEJI

 

A mesa de Ibeji ocorreu no dia 17 de dezembro, tendo sido realizada a decoração do peji no dia anterior, como sempre é feito no Ilê, a fim de facilitar a organização no dia da festa. Decorar o peji para uma mesa de Ibeji é algo especial, pois ao se fazer isso lembramos das crianças que irão receber cada um dos doces, nos sorrisos que serão liberados e na alegria e na magia que este tipo de obrigação faz. A inocência das crianças é gratificante em vê-las degustar cada doce, e brincar.

Não é necessário a decoração do peji em dia de mesa de Ibeji, pois o ritual ocorre na mesa, as crianças são servidas na mesa, no entanto é possível fazer isso quando se deseja distribuir doces ou brinquedos além dos que serão servidos durante o ritual. Neste caso, estes são distribuídos ao final da mesa, logo após as crianças levantarem.

O peji é sagrado porque é onde nossos orixás ficam, é onde colocamos nossos axés e também nossos pedidos, por isso a importância da sua decoração para as atividades que ocorrem. Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko em nome do Ilê Orixá agradecem a todos que contribuíram de alguma forma para que esta obrigação fosse realizada, desejando axé de pureza, de clareza, de força, saúde e harmonia entre todos.

Tweetar

Decoração do Peji / Fé no chamado aos orixás / O ritual da mesa de Ibeji

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 12/02/16

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire