AXÉ DA BALANÇA

 

O axé da balança é realizado sempre que se realiza obrigação de quatro pé aos orixás, segundo alguns antigos para o orixá Xangô analisar como ocorreu a obrigação, desta forma se orixás se manifestam. A balança representa o equilíbrio, pois analisa sempre os dois pesos, os dois lados, de forma imparcial.

Para a realização da balança, o babalorixá ou yalorixá interrompe o toque para o orixá Xangô, e organiza a roda que irá compor o axé da balança, com reza específica para este fim. Durante o ritual os integrantes da roda dançam para frente e para trás até que ocorra a manifestação dos orixás. Após a balança ´tocado o alujáa para Xangô e logo após de Iansã, momento de intensa emoção, onde os orixás dançam e a roda se desfaz. Para a maioria das casas de axé após a balança é realizado o intervalo, onde os presentes recebem axé dos orixás.

Esta balança fez a confirmação da obrigação dos filhos que cumpriram preceitos aos orixás e aos orixás que foram assentados para Pai Alexandre, Bará Lodê, Ogum Avagã, Xangô de Ibeji e Oxum Ibeji.

Tweetar

Chamado aos Orixás em Toque de Terminação / Abertura na rua para Bará Exú / Axé da Balança / Decoração do Quarto de Santo /

Alguns amigos do axé / A dança durante a roda / Variedade e fartura / Família Ilê Orixá

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 31/03/16 -  Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.