Pai Alexandre faz entrega de axés de obé e ifá

na comemoração dos 10 anos de Oya Tofã

 

Durante o toque de terminação, ocorrido no dia 8 de abril Pai Alexandre de Oya Tofã fez a entrega de axés de obé e de ifá para alguns de seus filhos, que se aprontaram durante a comemoração dos 10 anos de Oya Tofã. O axé de obé pertece a Ogum orixá dono da faca, ninguém pode cortar para nenhum orixá sem ter recebido o seu axé, desta maneira quem recebe axé de obé se prepara para depois cortar. O axé de ifá é entregue aos filhos que já possue mais tempo de religião, um dos últimos axés que se recebe, e dá condições ao filho que recebe de no futuro fazer consulta a ifá a partir do jogo de búzios.

Ao fazer esta entrega de axés a seus filhos Pai Alexandre faz uma extensão de seu axé de do Ilê Orixá, foram os primeiros filhos de Oya Tofã a receberem seus axés, o que faz com que tenha sido um momento de intensa emoção por todos e também de alegria, aos irmaõs de axé e família religiosa, pois quando um irmão cresce todos crescem juntos.

A responsabilidade de quem entrega um axé é grande, pois quem entrega o axé confia em que está recebendo o axé, e quem recebe deve igualmente mostrar ser merecedor do axé que lhe foi confiado, com atitudes sempre corretas e respeitando o axé que lhe foi transmitido.

Foi entregue axé de obé aos filhos abaixo, todos apadrinhados por Pai Ronie de Ogum Adioko:

- Jorge de Ogum

- Júlia de Oya

- Letícia de Oya

- Vanize de Odé

- Cleber de Ossanha

- Fabiana de Oxum

- Mariza de Oxum

E receberam axé de ifá, os filhos abaixo, apadrinhados por Mãe Fernanda de Xangô Fumilayo, do Ilê Axé Orixá, que também é madrinha de Pai Alexandre de Oya:

- Júlia de Oya

- Fabiana de Oxum

Que todos os filhos de Pai Alexandre que receberam seus axés saibam multiplicar o axé recebido, tendo condições de no futuro também transmití-los, respeitando sempre a raiz de onde vieram e ensinando sempre o caminho correto.

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 15/05/17 - Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Tweetar