Filha carnal de Pai Dida de Xapanã Pai Ronaldo de Bará e filhos Mãe Glaci de Oxum Mãe Cris de Oya e Edson de Oxalá Amiga do axé

 

Amigos do Axé

 

Amigos do axé são aquelas pessoas que nos acompanham em nossa caminhada, auxiliando e ajudando a construir nosso futuro. Amigos não são aqueles que estão ao nosso lado somente nos melhores momentos, e sim aqueles que participam em todos os momentos, a estes o Ilê Orixá agradece e deseja muito axé de felicidade e prosperidade.

Para fazer uma festa de batuque é necessário a presença dos amigos, pois eles complementam nosso axé, somam o que nos faltam e nos direcionam pelo seu exemplo.

Na comunidade batuqueira é comum amigos visitarem as casas de axé, uns dos outros, em homenagens aos Orixás, como forma de carinho e respeito. Visitamos quem gostamos, quem acreditamos que está fazendo certo.

Sempre que estamos dentro de uma casa de axé, de certa forma apoiamos o que aquele axé está fazendo, estamos de acordo com seu trabalho. Neste sentido, nós do Ilê Orixá agradecemos a todos que estiveram presentes na obrigação para os Orixás Oya e Xangô, e que todo axé da casa seja multiplicado nas casas de todos que dedicaram algumas horas de seu dia para cumprimentar os Orixás de Pai Alexandre de Oya e os Orixás regentes do ano de 2013.

A religião é construída pela união de forças, pela união das pessoas, não é possível fazer religião sozinho, não é possível se fazer uma festa para Orixá sozinho, sempre precisamos uns dos outros. Desde o momento em que somos iniciados, pois todo axé precisa ser recebido de alguém.

Quando se visita um terreiro, estamos levando nosso axé, nossa energia, nossos Orixás, que irão parte da festa. Logo nunca uma festa de batuque é apenas para nossos Orixás, é para todos que ali se manifestam e para aqueles, que mesmo não manifestados estão presentes.

 

 

 

 

Pai Bola de Oxum e Pai Douglas de Oxum
Pai Jorge de Xangô e Mãe Cristiane de Bará Lodê
Pai Neves de Xangô Godô
Pai Dida de Xapanã Sapatá e Carla de Iansã Prof. Midiam e Prof. Sandra, amigas do axé Ica, amida do axé
Birú, amigo do axé Valério, filho de Pai Alexandre e amigo do axé Iuri, filho de Silvia do Agelú, amigo do axé
Erick, amigo do axé Crianças da comunidade, amigas do axé Crianças amigas do axé
 
Amigos do axé e Ramom, filho de Pai Ronie Pai Dunga de Xapanã, e filhos

 

A magia da roda de batuque | Alguns filhos do axé | Amigos e Convidados | Espaço externo decorado para receber Oya e Xangô |

Oya Tofã comemora 5 anos | Saudação a Bara Esu | Toda a beleza do Peji durante a chamada aos Orixás | Grande Axé

 

Tweetar
 

 

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 25/12/2012 Revisão em 22/11/2013

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire