Alguns detalhes da decoração para Oya, acima e abaixo

 

Bela decoração externa para Homenagem aos Orixás

 

 

Ilê orixá decorou muitos espaços para comemoração do aniversário de Oya Tofã, no dia 14 de dezembro de 2013, e especialmente aos Orixás regentes do ano de 2014, Xapanã e Obá.

A mesa para Oya, ao fundo cheia de taquaras (bambu), planta sagrada para este Orixá, e a frente na mesa o couro de uma das cabritas sacrificadas, para o Orixá. Na mesa de Oya estava com acarajés, galinha assada, cabrito assado, maças, batata doce frita, e sarrabulho da obrigação.

Oya é o Orixá dos ventos é dona da casa, da união. É um dos Orixás donos do axé, dona do Ori de Pai Alexandre.

Xangô, sempre presente nas decorações dos Toques em Homenagens aos Orixás, e padrinho do axé, foi novamente homenageado com uma bela mesa com muitas frutas que foram distribuídas ao final. É o Orixá da justiça.

Para os Orixás Xapanã e Obá, foi dedicada uma mesa decorada com rosa e lilas e muitos doces a eles. Com a vassoura de Xapanã a frente e muitos abacaxis a volta da mesa. Xapanã com sua vassoura limpa toda a doença e sujeira espiritual e Obá corta todo o mal que existe, nos propiciando caminhos de doçura, clareza e felicidade.

A Ogum também foi dedicado um espaço, com decoração em verde, com as cobras de aço sobre a mesa e couros de 4 cabritos ao funo da mesa. Além de muitas espadas de Ogum distribuídas pela decoração. É o Orixás dos caminhos, não quem nos coloca sobre eles, mas aquele os cria onde não existe. É um Orixá que nos cuida nas adversidades da vida, e sobretudo na rua.

E por fim o Toque dedicou ainda uma mesa para Iemanjá e Oxalá, com pães, cocadas e doces de coco nas cores azul e branco. Oxalá é um dos Orixás que rege este ano juntamente com Xapanã e Obá, por este motivo a ele foi dedicada uma mesa.

Além das mesas dedicadas especialmente a alguns Orixás, a decoração externa das mesas contou com uma mesa apenas com doces, para serem servidos, dos mais variados.

As mesas individuais para os amigos contavam com taças cheias de maças sobre toalhas vermelhas, em um espaço rodeado de plantas, recriando um local de união entre o homem e o sagrado.

A cada nova festa a cada nova obrigação nós do Ilê Orixá ficamos mais empolgados em decorar o espaço externo para receber amigos e comunidade que sempre se faz presente nas festas, que sempre participam ativamente.

 

Homenagem a Xangô, Orixá padrinho do Ilê Orixá, nas fotos acima e abaixo.
Nos detalhes Homenagem aos Orixás Xapanã e Obá, Orixás regentes do ano de 2014
Acima e abaixo mais alguns detalhes da decoração das mesas para os Orixás Xapanã e Obá
Mesa dedicada aos Orixás Iemanjá e Oxala. No detalhe, cocadas e pães. Abaixo flores e doces presentes na decoração

Alguns doces que foram servidos durante a noite
Alguns detalhes da mesa dedicada ao Orixá Ogum
Mais alguns detalhes da mesa para Oya
Tweetar

[Alguns dos amigos que prestigiaram a festa para Oya Tofã] [Axé da balança] [Todos reunidos para saudar Bará Exú] [Batizado nos moldes yoruba]

[Chamado aos Orixás] [Bela decoração externa para Homenagem aos Orixás] [Homenagem Fernanda de Xangô] [Alguns Filhos do Axé presentes na obrigação]

[Filhos de Obrigação ] [Uma bela decoração para homenagear Oya Tofã ] [União de todos para saudar os Orixás] [Grande Axé]