Prof. Pai Ronie de Ogum Onire Adiokô
Babalorixá no Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, Licenciado em Matemática pela Uniasselvi (2013), Graduando em Química pela Ulbra, Pós-Graduando em Especialização Matemática para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 

ENTRE A CIÊNCIA E A RELIGIÃO

 

A religião é uma tendência natural do homem, porque nos momentos em que ele não consegue explicar todos os fenômenos que ocorrem a sua volta ele cria a religião como forma de justificar esses fenômenos. A religião trata do mistério e as ciências explicam. Em situações que estão acima do entendimento humano e de toda a ciência, as religiões explicam o sentido.

A religião nasce a partir do conhecimento mítico, que foi a primeira forma de conhecimento criado pelo homem, nasceu da necessidade de explicar os fatos e situações sem explicação racional para o seu tempo. As religiões em sua essência são baseadas neste tipo de conhecimento, pois geralmente o mítico responde as questões que muitas vezes a ciência jamais conseguirá explicar, ou em outras circunstâncias ele cria respostas para indagações não respondidas no momento, mas que com o tempo serão respondidas. O conhecimento racional é o que mais tarde possibilita o nascimento do conhecer científico e filosófico, pois é ele quem tentar explicar de uma forma mais concreta o porque das coisas, é deste conhecimento que nasce toda a ciência e tecnologia que conhecemos.

Para alguns é inconcebível a paz entre ciência e religião. Mas será isso mesmo? Por que não é possível? A religião consiste na religação do homem com o sagrado e a ciência busca compreender o mundo do ponto de vista científico, através de explicações concretas e possíveis de serem reconstruídas. É necessário que a religião perceba que a ciência não busca de maneira nenhuma a negação de Deus, e sim simplesmente a compreensão de como o Universo está organizado. Para Albert Einstein (físico alemão) "Deus não joga dados com o mundo", não existe o acaso.

Se analisarmos a religião africana do ponto de vista científico, é claro que iremos conseguir explicar todas as coisas (ou pelo menos uma grande parte delas, mesmo que algumas de forma inadequada). Mas quando se fala de religião, não é possível analisar do ponto de vista científico, muitas coisas da religião são inesplicáveis. A religião precisa ser vivida, ser sentida, e nem cabe uma compreensão científica. A religião não necessita ser explicada, ela deve ser aceita.

A ciência consegue explicar os fenômenos que estão ocorrendo em nossa volta, tudo aquilo que é explicável pelo conhecimento científico. A partir do ponto onde a ciência não consegue mais explicar caimos no campo da religião, onde chamamos de fé. A fé não precisa de explicações apenas vivida.

Enquanto religião e ciência não derem as mãos não teremos condições de viver em um mundo melhor, a religião completa a ciência e a ciência é o complementar que falta na religião, já que ciência e religião estão em constante desenvolvimento e evolução. A evoluir faz parte deste processo, a busca da verdade absoluta é praticamente inatingível.

 

Veja também [Deus na concepção yoruba]

 

 

 

Tweetar

REFERÊNCIA

KENDALL, Margaret. Religiões em debate: para que todos sejam um unidade na diversidade. Edições Salesianas. s/d.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nàgô e a morte: Pàde, Àsèsè e o culto Égun na Bahia; traduzido pela Universidade Federal da Bahia. 13 ed. Petrópolis, Vozes, 2008.

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime. Para citar qualquel coisa deste site é preciso citar a fonte a autoria. Ilê Orixá -2011 - 2015 Designer Pai Ronie Ogum Onire -

Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios.

Publicado em 04/07/2012 Atualizado em 10/06/2013

ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

Rua Vidal Brasil, 559 - Novo Mundo - Gravataí - RS Fone: (51) 34974127 - 98382598 contato@ileorixa.com.br -

WhatsApp Pai Ronie 51 98382598 Pai Alexandre 51 82933850