Prof. Pai Ronie de Ogum Onire Adiokô
Babalorixá no Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, Licenciado em Matemática pela Uniasselvi (2013), Graduando em Química pela Ulbra, Pós-Graduando em Especialização em Mídias na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

 

ONDE EXISTE FOLHA EXISTE ORIXÁ

KÒ SÍ EWÉ, KÒ SÍ OMI, KÒ SÍ ÒRÌSÀ

Sem folha, e sem água não existe orixá

 

Este provérbio yorubá com certeza precisa ser melhor compreendido entre as pessoas, pois é claro quando nos ensina que a presença do Orixá está ligada a presença das folhas e da água, a presença da natureza. Se queremos o Orixá ao nosso lado, é necessário lembrar que é preciso plantar.

Cada folha (vamos considerar como folha, todas as plantas) pertence a um Orixá, e cada folha que plantamos fazemos com que o Orixá fique mais próximo. É importante perceber que ao observar uma folha em seu habitat natural e em suas características individuais que trazem consigo, apresentam muitas das características dos Orixás a elas associados. Algumas das plantas pertencem a vários Orixás ao mesmo tempo, pois apresentam características de vários deles, sendo uma ligação entre ambos.

Toda obrigação incia com uma folha, pois antes de se fazer uma obrigação primeiramente tomamos um banho com ervas, antes de se realizar um assentamento de santo, também o ocutá é lavado antes em ervas, as folhas cobrem nossas bandejas, adornam nossos pratos (oferendas) e decoram nossos jardins.

A presença das plantas em nossas casas é a presença do Orixá. Sem folhas, não tem flor, sem flor, como agradar Oxum? Se não temos árvores como agradar Ossanha, Odé e Otim? Todo o Orixá é parte integrante da natureza. Segundo a tradição yorubá toda folha antes de ser retirada deve ser pedida licença para ser cortada, pedindo agô a Ossanha, ou mesmo ao Orixá que a partence, isto é humildade e respeito ao Orixá. É equilíbrio entre a religião e a natureza.

Vamos observar alguns Orixás e alguma plantas que são consagradas a cada um:

As folhas consagradas ao Orixá Bará são folhas que necessitam em geral de muita luz, pois são plantas que ficam no seco, necessitam de pouca água para o seu desenvolvimento, são plantas que mesmo depois de passar por muitas adversidades conseguem se desenvolver (guiné, orô, alevante, arruda, dinheiro em penca, folha-da-fortuna, folha do amendoim, folha da batata inglesa, carqueza).

O Orixá Ogum possui sobre seus domínios plantas que lembram espadas, lanças, facas e utensílios de corte. São na sua maioria pontiagudas, resistentes, com facilidade de adaptação aos mais variados tipos de solo, temperatura, clima, da mesma forma que um guerreiro que precisa saber se adaptar para vencer uma batalha, destruindo plantas que insistem em ocupar o seu espaço (guiné, orô, alevante, dinheiro em penca, folha-da-fortuna, cevada, pata de vaca, açoita cavalo, aroeira, quebra tudo e espada de São Jorge, folha da goiabeira).

Oya/Iança apresenta plantas que possuem como características principais se alastrarem rapidamente, como o vento que se espalha, que cresce, que se expande. Oya é um Orixá de movimento, por isso muitas ervas que são atribuídas a ela também apresentam algumas dessas características, de se movimentarem ou seja de aparecem rapidamente em outros locais próximos, a onde inicialmente foram plantadas (guiné, orô, alevante, dinheiro em penca, folha-da-fortuna e avanca, espada de Santa Bárbara, folha da abóbora, folha da batata doce, folha da pitangueira, folha do araça, folha da taquareira).

As plantas que pertecem a Xangô, na maioria das vezes, estão relacionadas ao fogo, são plantas quentes, por isso necessitam de intensa luminosidade para se desenvolver, sob pena de enfraquecerem. Xangô é um Orixá de intensa energia, assim como suas plantas que em caso de falta de luz, morrem rapidamente, pois não gostam de ambientes escuros e com umidade excessiva (guiné, orô, levante, dinheiro em penca, folha-da-fortuna, trevo, manjerona, bananeira).

O Orixá responsável pela caça, que nos mostra que sempre é possível atingir nossos objetivos, apresenta em suas folhas como características principal a de serem encontrarem em locais não cultivados, em matas e florestas variadas. Assim como a variação data mata as plantas consagradas a Odé e Otim, também apresentam características variadas. (gjuiné, orô, alevante, dinheiro em penca, folha-da-fortuna, lírio, folha do coqueiro, folha do butiazeiro, manjericão, arruda).

Obá assim como Ogum e Oya é um Orixá guerreira, e por isso apresenta características que também estão presentes na maioria de suas plantas rituais. As suas folhas são robustas, grosseiras, tendo a necessitade de intensa luz e se adaptam aos mais variados tipos de solo, sem a necessidade de muita umidade. (guiné, orô, alevante, folha-da-fortuna, urtiga, folha da romã).

Ossanha, patrono das folhas, o único que conhece completamente cada planta, pois todas as características em suas folhas, como todas pertencem a ele, possui plantas do seco e do molhado, que necessitam de muita ou pouca luminosidade, pois sabe da importância, de cada uma, sabe que todas são importantes, necessárias e únicas (guiné, orô, alevante, dinheiro em penca, folha-da-fortuna, lírio, folha do coqueiro, catinga de mulata, erva de bugre, folha do aipim, folha do butiazeiro, aroeira e manjericão).

Limpar esta é a principal característica do Orixá Xapanã, que possui como principal ferramenta ritual a vassoura. As suas ervas possuem esta finalidade, limpar energias que ficam presas ao nosso corpo. As plantas ligadas Xapanã, possuem como característica principal não atraírem insetos e predadores, e inclusive de interferirem no desenvolvimento de outras, são fortes e dominantes. (guiné, orô, alevante, dinheiro em penca, folha-da-fortuna, barba de pau, gervão, losna, absinto, concorosa, picão, erva de bicho, urtiga, carqueja, guanchuma, vetiver e junco).

A Oxum pertencem as folhas mais delicadas e perfumadas, pois ela representa os perfumes da natureza, para o seu desenvolvimento são plantas que necessitam de muita água e sol, que representa o brilho de Oxum (guiné, orô, alevante, dinheiro em penca, folha-da-fortuna, poejo, alecrim, alfazema, jasmim, lírio, amor perfeito, folha do tamarindu, manjericão, trevo, hortelâ, folha do melão, malva cheirosa, melissa.)

Iemanjá, assim como Oxum é um Orixá de água, não possui toda a delicadeza de Oxum, mas também gosta da beleza e dos perfumes, suas plantas também necessitam de bastante água para o desenvolvimento, gostam do brilho, e assim necessitam de sol em abundância, não são folhas agressivas, ou seja não impedem o desenvolvimento de nenhuma outra para o seu crescimento, pelo contrário auxiliam (guiné, orô, alevante, folha-da-fortuna, salsa, hortência, alfazema, vetiver, onda-do-mar, jasmim, malva cheirosa).

O Orixá Oxalá, representa a pureza, a misericórdia e a clareza na vida. É a ele que pedimos quando os demais Orixás não vêem mais chance. Ele pode mudar tudo isso. Suas folhas são límpidas, puras, necessitam de intensa de luz solar e bastante umidade para se desenvolverem. (alecrim, cambará, alevante, alfazema, anis-estrelado, boldo, canela, cravo-da-Índia, erva-de-bicho, folha-da-fortuna, funcho, gerânio Branco, hortelã, jasmim-do-cabo, malva, manjericão, erva-de-Santa-Luzia, folha da goiabeira).

Não podemos esquecer que as folhas utilizadas em cada casa podem mudar de acordo com a feitura e origem religiosa. Cabe sempre pesquisar, descobrir quais devem ser utilizadas. Estas folhas são as utilizadas por nós no Ilê Orixá.


Veja também [OFICINA SOBRE ERVAS DOS ORIXÁS EM 2012]

 

 

 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime. Para citar qualquel coisa deste site é preciso citar a fonte a autoria. Ilê Orixá -2011 - 2015 Designer Pai Ronie Ogum Onire -

Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 21/07/2014

ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

Rua Vidal Brasil, 559 - Novo Mundo - Gravataí - RS Fone: (51) 34974127 - 98382598 contato@ileorixa.com.br -

WhatsApp Pai Ronie 51 98382598 Pai Alexandre 51 82933850