PÁSCOA DA SOLIDARIEDADE

O Bairro Novo Mundo vive um novo momento desde a implantação do Ilê Orixá. Desde a primeira atividade junto a comunidade o número de atividades aumentaram, propiciando uma ajuda na melhora da qualidade de vida da população que frequenta a Casa.

Se para os cristãos, a Páscoa é um momento de reflexão em homenagem a ressureição de Jesus Cristo, para nós africanistas deve ser um momento de solidariedade e ajuda ao próximo e onde podemos mostrar que a religião africana faz trabalho social. É necessário desmistificar o mito e inverdades sobre nossa religião. Mostrar que a Nação dos Orixás é uma religião que merece e deve ser respeitada e que acima de tudo busca ao sagrado.

Solidariedade, este foi o sentimento de todos que participaram da Festa de Páscoa no Ilê Orixá no último sábado dia 23/3/2013. Já é tradição a Páscoa no Ilê de Ogum e Oya que não só pratica a religião africana mas também agrega trabalho social de verdade.

Solidariedade porque a festa ocorreu com a ajuda de muitas anônimas que não necessitam serem nomeadas para se sentirem citadas.

Em um dia de outono e muito sol, o pátio do Ilê Orixá recebeu quase 150 crianças e 50 adultos que prestigiaram a festa recheada de doces, cachorro quente, torta e bolo de chocolate. As crianças se lambuzaram e se divertiram com os doces e salgados que foram servidos. Brincaram e se divertiram entre todos.

Após as crianças e adultos se deliciarem entre os doces e salgados foram distribuídos pacotes com doces individuais para todas as crianças que se estavam no local.

Vera, uma grande amiga do axé, pintou a todas as crianças com rostos de coelhos. Algumas crianças com tanta alegria da pintura, no outro dia ainda foram encontradas nas proximidades do Ilê com a pintura.

O sorriso e a alegria de cada criança foi contagiante, e sorrisos são o que fazem valer a pena este tipo de atitude. Todas nossas ações geram consequencias. Quando fazemos atitudes que ajudam aos outros recebemos axé. Axé é força que nos fortalece.

Este ano a Páscoa trouxe uma energia de felicidade e muita alegria. Sem dúvida os Orixás Ibejis, que são manifestações da ingenuidade das crianças estava presente ao lado de cada um, abençoando e as conduzindo com harmonia e felicidades.

O axé de Ibejis é importante em casos de saúde, fartura, misericórdia e problemas difíceis de resolver. Onde a inocência da dualidade menino e menina faz com que muitos problemas sejam resolvidos. Onde existe alegria, brincadeiras e crianças os Ibejis estão.

O Ilê Orixá, agradece a todos que ajudaran na organização do evento, em especial aos amigos Ana de Oxalá Orumilaia, Júlia de Oya, e Vera Além dos filhos do axé Rosângela de Xapanã, Silvia de Agelú, Marcelo de Ogum, Sheila de Bará, Gisele de Iança, Elisangela de Oya, Janaina de Oya, Felipe do Ogum e Ramon do Xangô.

 

[Páscoa 2012] [Páscoa 2013] [Páscoa 2014 - Ilê Orixá faz distribuição de doces] [Páscoa 2014 - Mais uma Páscoa da solidariedade] [Páscoa 2015 - Páscoa da brincadeira] [Páscoa 2015 - Muitos lanches e doces]

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios.

Publicado em 05/04/2013 Revisada em 07/04/2012

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire

1.