2011: FUNDAÇÃO DO ILÊ ORIXÁ

O ano de 2011, foi um ano de intensa mudança na vida cotidiana e sobretudo religiosa de Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum, foi o ano de aquisição do terreno onde foi construído o Ilê (fevereiro/2011) e de fundação da casa, denominada Ilê Ogum Adioko e Oya Tofã, e sem seguida alterada para Ilê Orixá ogum Adioko e Oya Tofã, para fazer o link com o site da casa, que está no ar desde o dia 03 de novembro de 2011.

No dia 22 de setembro Pai Ronie de Ogum fez seu bori e teve seus axés de obé confirmados por sua madrinha de axés, mãe Joice de Oya, com Toque realizado no Ilê de Oya Niqué no dia 24 de setembro.

Em 30 de setembro, os Orixás de Pai Ronie vem para casa, ficando esta data registrada como data de fundação do Ilê, pois foi quando os primeiros Orixás chegaram, dando início a um ciclo de muita união e axé a todos.

No dia 19 de outubro, já no Ilê Orixá é realizado o primeiro Toque na casa, uma linda mesa de Ibeji, que abriu o terreiro para a comunidade local, com axé coberto de crianças, que já mostraria como a casa iria continuar.

O primeiro Toque em Homenagem a Ogum Adioko foi realizado no dia 22 de outubro de 2011, ocasião em que dezenas de amigos e religiosos acompanharam a festa. É importante destacar que nesta data ainda era impensável os ventos e as direções que casa tomaria, forma muitas as mudanças e as conquistas.

A primeira limpeza de fim de ano, realizada no Ilê foi no dia 17 de dezembro, para trazer proteção para o ano de 2012, que foi regido pelo Orixá Oxalá.

E dando início as atividades sociais realizadas pelo Ilê Orixá, no dia 23 de dezembro a comunidade Ilê Orixá realizou uma grande festa de natal para as crianças do bairro, iniciando neste momento a abertura para atividades sociais.

 

Tweetar

 

 

[2011] [2012] [2013] [2014] [2015]

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios. Publicado em 26/07/2014

 Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire