Homenagem ao Orixá Ogum e Inauguração do Ilê

 

Ao toque do Alabê José de Bará Lodê e Pai Pequeno de Xangô, no dia 22 de outubro de 2011, o Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, homenageou o Orixá Ogum e inaugurou o Ilê junto a comunidade. Comunidade esta que o recebeu de braços abertos o Ilê. Além disso esta obrigação confirmou os axés de obé e ifá de Pai Ronie de Ogum por sua madrinha, mãe Joice de Oya.

A casa foi inaugurada com a presença de dezenas de amigos e uma expressiva quantidade de pessoas da comunidade local, que prestigiaram a festa com participação e apreço.

Organizar uma festa de batuque com todo êxito não é uma tarefa de um dia, é o resultado de vários dias de dedicação e preparo que encerram no dia da grande festa.

Esta obrigação teve inicio no dia 23/09 pela manhã com a limpeza, dia 23/09 pela noite foi realizado o bori de Pai Ronie e corte para os Orixás Bará Lanã, Bará Agelú, Ogum Onirê, Oya Niqué, Yemanja Bomi e Oxala Bocum, orixás estes na casa de sua madrinha Yalorixá Joice de Oya.

O dia 30/09 foi de uma emoção para o Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, onde dezenas de pessoas esperavam a recepção de chegada dos Orixás de Pai Ronie, que foram recebidos com muita felicidade, carinho e respeito por todos.

No dia 07/10 foi cortado para o Orixá Bará Lodê e Ogum Avagã e no dia 08/10 foi realizado o corte para os Orixás Xangô Aganju, Obá, Odé, Otim, Ossanha, Xangô Ibeji, Oxum Ibeji, Xapanã, Oxum e dia 09/10 para o Orixá Orumilaia e no dia 13/10 a confirmação.

Pela manhã do dia 14/10 foi realizado o axé do peixe para todos os Orixás. Este axé tem a finalidade de trazer prosperidade e fartura a todos.

A mesa de Ibeji ocorreu no dia 19 de outubro e no dia 22 a terminação.

Na terminação, todos puderam dançar e confraternizar momentos de intença alegria, respeito e união.

 

 

Abertura Bará / Homenagem ao Orixá Ogum e Inauguração do Ilê 

Inauguração do Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã / Decoração externa /Grande Axé

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime. Revisão em 21/05/2014

Ilê Orixá -2011 - Designer Pai Ronie Ogum Onire