Lançamento do livro “Ilê Orixá – Para entender melhor o batuque do Rio Grande do Sul”

Fotos: Cláudia Ribas

Pai Ronie de Ogum Adioko realizou o lançamento do seu segundo livro “Ilê Orixá – Para entender melhor o batuque do Rio Grande do Sul” durante as comemorações dos 12 anos de Ogum Adioko e obrigação de filhos e netos.

Embora este livro não seja uma sequência do primeiro, é recomendada a leitura do anterior para que exista um melhor aproveitamento e compreensão dos assunto aborrados. Com 321 páginas ele supera o livro anterior no conteúdo e aprofundamento dos temas que estão abordados.

Este livro foi construído nos últimos dois anos, e está disponível para venda pela Editora Bookess na versão impressa ou digital e ainda na versão digital pela Saraiva, podendo ainda ser adquirido diretamente na sede do Ilê Orixá.

Durante o lançamento do livro, no dia 22 de outubro de 2017, Pai Ronie destacou que o objetivo principal do livro é manter registrado a forma que a religião é conduzida dentro do Ilê Orixá, dando condições de no futuro não existirem dúvidas da forma que deve ser conduzida. Após a fala de Pai Ronie foram concedidos autógrafos e esclarecimentos sobre o livro, que de forma nenhuma pretende desconstruir o batuque gaúcho, mas auxiliar no resgate da cultura e liturgia, que em parte se perdeu com o tempo. è possível visualizar o vídeo de lançamento deste livro, clicando aqui.

Pai Ronie deseja que este livro seja mais uma ferramenta na ajuda da compreensão da religiosidade africana no estado do Rio Grande do Sul, em especial a nação e deseja que os filhos do axé, netos e amigos tenham em mãos mais um instrumento de ajuda na dinâmica do sagrado que move a todos.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 671 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar