Quarto de Santo

 

O Quarto de Santo (Peji) é sem dúvida a parte mais sagrada de qualquer casa de religião, é onde realizam-se as obrigações e é o local onde ficam as vasilhas de nossos Orixás com os seus assentamentos, que contém os ocutás que os representam. Isso por sí só já é suficiente para explicar o carinho e a dedicação ao decorar este espaço que é sagrado.

Para esta obrigação a entrada do quarto de santo foi decorada com duas bananeiras grandes, assim como também realizada a ornamentação na rua. Estas bananeiras, após o batuque foram integradas as demais que já estão plantadas no terreno do Ilê Orixá, aumentando desta forma o axé de Xangô.

A decoração dentro do peji contou com a balança em madeira com gamelas decoradas com frutas, representando o equilíbrio de Xangô, a justiça e a serenidade.

E por fim, em cada lado do quarto de santo foi colocado um tambor, símbolos do axé de Xangô.

.

[Alguns amigos do axé] [Saudação ao Orixá Bará] [Decoração externa] [Parte da família religiosa] [Uma obrigação apenas para agradecer] [Momentos antes de inciar] [Filhos de obrigação] [Quarto de santo] [Roda do batuque]

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - A apropriação indevida é crime.

* Texto escrito por Pai Ronie de Ogum , não autorizada a publicação em outros meios.

Publicado em 14/05/2014 Revisão em 09/08/2016  Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.  Ilê Orixá -2011 - 2014 Designer Pai Ronie Ogum Onire