6 de maio ocorreu

Xirê no Ilê Orixá

Na última sexta-feira, dia 6 de maio, ocorreu o xirê do mês de maio no Ilê Orixá, onde novamente os filhos e alguns amigos reuniram-se para prestigiar nossos orixás e compartilhar de momentos agradavéis em família, pois a família religiosa é uma extensão da família de cada um. Orixás respondem sempre em obrigações, em respeito ou ainda de acordo com a necessidade, desta forma nos xirês de sexta os orixás respondem para dar o seu axé, para enssinar e também mostrar o caminho. o mês de abril não ocorreu o xirê devido a obrigação de Oya Tofã e seus filhos, que mobilizou todos os filhos e amigos do axé.

Poder receber o axé de um orixá é ter o privilégio de receber uma energia sagrada, pura e canalizada naquele momento para ajudar, pois orixá nenhum faz mal a ninguém, orixá nenhum esquece ou maltrata seu filho, mas o filho muitas vezes faz isso com o orixá, que sempre está pronto para novamente recebê-lo, orientando a sempre fazer o certo, pois dentro da tradição dos orixás colhemos o que plantamos, e por isso sempre devemos plantar boas sementes, bons pensamentos, para poder colher prosperidade, fartura e amizades e união.

O Ilê Orixá é um casa exclusivamente de nação, de tradição Oyo e Jeje, não cultua-se caboclos ou exús da quimbanda, desta maneira ter xirê na sexta-feira é uma maneira do axé dos orixás poder atender a todos que batem em nossa porta, pois entende-se a religião como forma de ajudar, de fazer o bem e levar um ser humano a se desenvolver melhor. Não cultua-se caboclos, todos que participam dos xirês recebe axés de orixás.

Ao final do xirê foi servido canjica amarela e branca, dando continuidade da proposta de servir sempre em cada xirê de sexta-feira uma comida de axé para que os presentes compartilhem do axé dos orixás.

Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya desejam a todos os filhos e amigos que cada vez mais exista esta união que faz a todos do Ilê Orixá uma família, unida em prol do culto aos orixás, que se dedica a aprender a utilizar a religigão para fazer o bem e trazer união a todos.

Veja também: [18 de março] [06 de maio]

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sem autorização por escrito - Ilê Orixá -2011 - Designer Ronie Ogum Onire

Publicado em 10/05/16 -  Lei de Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.