10 anos de Oya Tofã
Oya Tofã foi assentada no dia 6 de setembro de 2007, no Ilê de Xangô Aloxé, 10 anos se passaram desde então e hoje é dia de festa, dia de alegria, dia de lembrar o início de tudo, mas principalmente o dia de apenas agradecer por todas as alegrias e também tristezas, pois a vida é sempre feita de tudo o que vivemos.
Momentos bons e ruins, conquistas e perdas, e Oya como um orixá de movimento coloca sempre cada coisa no seu lugar. Representa sempre a união, a família e sem dúvida nestes 10 anos conseguiu não somente uma família, mas um axé de força.
Tofã foi assentada no mesmo dia que Xangô Fumilayo de Mãe Fernanda de Xangô, e esta foto é o que melhor representa o axé de Oya, união. Pois para se fazer qualquer coisa devemos sempre estar unidos, somar forças para desta forma fazer o que se deseja.
Pai Alexandre ao receber o assentamento de sua mãe não imaginava a responsabilidade que recebia em suas mãos e principalmente o que é viver para o orixá, pois a maioria das pessoas de fato não sabe, e ninguém necessita plenamente entender, o tempo isso ensina, mas é imprescindível ser humilde para aprender, para respeitar a todos e principalmente para compreender a função do orixá na vida de cada um. E sem dúvida Pai Alexandre é ímpar em compreender a função do orixá na vida de cada um, a função de orientar cada filho, cada amigo no melhor caminho, na decisão correta.
Foram 10 anos plenamente dedicados ao sagrado, dedicados aos orixás, sempre com fé, carinho e amor. Que o axé de Oya Tofã esteja sempre junto aos que confiam e acreditam na força do vento.