11 anos de Ogum Adioko
No dia 09 de setembro deste ano, Ogum Adioko comemorou 11 anos de vasilha, 5 anos em sua casa e de mãe Oya Tofã, e a cada novo ano, novas as experiências, recompensas e também as lembranças de tudo aquilo que se passou até a construção desta história. História de muitas amizades, lembranças, conquistas e alegrias. Claro que nem todas as lembranças são boas, mas para Ogum não existe luta sem sacrifício, não existe conquistas sem cansaço e trabalho duro.
Ogum não enxerga o trabalho, o cansaço e sacrifício com meramente a maioria das pessoas vê, o guerreiro enxerga possibilidades de novos desafios, de novos horizontes, novas conquistas.
Para Ogum nenhuma caminhada é fácil, nenhuma batalha é fácil, é necessário as vezes romper algumas barreiras, esquecer alguns caminhos e construir os seus próprios caminhos, pois aquilo que está na frente atrapalhando deve ser simplesmente ignorado. Ogum é o próprio ferro que sustenta seus filhos, que dá sustentação a todos os que agem da forma correta. É o ferro, quem da força, quem dá condições não somente de realizar, mas também de manter o que se conquista.
Sem o ferro não existem construções, não existem armas e também não existe saúde, pois não existe sangue saudável sem o ferro que corre nas veias de todos. Ogum não é a batalha injusta, é a luta para conquistar o que ele precisa a fim de construir sua fortaleza, para dar sustentação ao seu axé.
A forja de Ogum nunca para, Ogum nunca está parado, está em constante transformação, sempre trabalhando, sempre se movimentando, sempre na busca de novas conquistas, de novos espaços e também de novos desafios, não existe luta que Ogum tema, não existe obstáculos para aquele que acredita na força do ferro, para os que acreditam na capacidade de forjar o que se precisa para cada momento da vida.
Ser filho de Ogum é sentir a força do guerreiro correr em nosso sangue é ter a certeza que fomos escolhidos como filho para levar o seu axé adiante, a todos os que lutam por uma vida melhor, que lutam pelas injustiças e pela vida.
11 anos e uma única certeza, que de todos caminhos que poderia ter escolhido na vida com certeza, foi escolhido o melhor, o caminho que me leva até a Adioko, caminho este que nenhum homem nesta terra é capaz de separar, pois para isso teria que elimiar o ferro do mundo. Ferro que está no sangue de todos, que sustenta casas e que dá força.
A comemoração do seu aniversário este ano e a obrigação de seus filhos será realizada no dia 22 de outubro, momento em que também serão comemorados o aniversário de 1 ano dos orixás que foram assentados no último ano.