Troca da água das quartinhas para receber o ano de Iemanjá

Mais uma vez o Ilê Orixá fez o ritual de renovação das águas no último dia 31 de dezembro, desta vez para receber o orixá Iemanjá, orixá regente do ano de 2016. A renovação das águas é uma forma de renovar o axé, de se desfazer de uma energia desgastada durante o ano para iniciar um novo ciclo com um novo axé.

Em cada novo ciclo com o axé renovado, se inicia o ano com novas forças com novas energias, é o ano que inicia com tudo renovado, energias, forças e o axé, criando desta forma novas possibilidades, novos rumos, novos caminhos. Que Iemanjá, esteja sempre ao lado de cada um, conduzindo por caminhos de pureza, prosperidade e axé.

A renovação das águas não é realizada em todos os terreiros, mas no Ilê Orixá faz parte das obrigações propostas no ano, não existe orixá sem água, e renovar é preciso, movimentar a água também é movimentar a vida de cada um, é fortalecer.

Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya agradecem a todos os filhos do axé que auxiliaram na troca da água das quartinhas, que o axé da água esteja sempre presente na vida de cada um, axé.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 488 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar