24 de Setembro, 2013

Aniversário do Orixá Ogum Adioko de Pai Ronie

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Em uma tarde, de muita emoção, axé e união, o Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, comemorou 8 anos de assentamento do Orixá Ogum de Pai Ronie, no último dia 22 de setembro de 2013, com alguns filhos do Ilê, que se fizeram presentes para bater cabeça.

Pai Ronie lembrou que a festa para o Orixá Ogum será no próximo dia 26 de outubro, e que esta comemoração, foi apenas uma forma de confraternizar um momento especial como este como os filhos do axé, que fazem no dia a dia a construção do Ilê Orixá.

Antes de iniciar Pai Ronie e Pai Alexandre agradeceram a presença de todos os presentes, e lembraram que a casa é de todos e que somente somos fortes com nossa união. União esta percebida de quem está de fora.

A cerimônia iniciou por volta das 16 horas e se estendeu até as 18 horas, sendo organizado em pequeno Xirê fechado apenas aos filhos do Ilê, que dançaram bastante durante a tarde.

Por ocasião Felipe de Ogum, filho de Pai Ronie, ficou responsável pelo axé do tambor, orientado pelo amigo da casa Diego de Oxalá.

Ao término da obrigação foi servido bolo e refrigerante para todos os que estavam presentes.

Pai Ronie destaca alguns agradecimentos:

– Ao Orixá Ogum por guiar a sua vida todos os dias, ajudar a vencer todas as batalhas e todas as suas conquistas.

– Ao Orixá Oya por estar sempre ao lado do Orixá Ogum Adioko em cada batalha, e na construção da família Ilê Orixá.

– A todos os filhos do axé por estarem sempre juntos, a cada momento, auxiliando, ajudando na construção da força desse axé; – Aos amigos do Axé Fernanda de Xangô Aganju, Diego de Oxalá, Ana de Orumilaia e Júlia de Oya que estão sempre presentes em cada momento, desde que o axé do Ilê Orixá iniciou.

– Aos demais Orixás por junto Ogum e Oya permitirem tantas alegrias a todos os momentos aqueles que compartilham do axé.

– Ao Orixá Xangô que lhe iniciou na religião dos Orixás, que o conduziu para este mundo de intensa magia, alegria e de muita responsabilidade.

– A todos aqueles que passaram por sua vida religiosa durante estes 8 anos e ajudaram a construir a cada momento do seu aprendizado.

Que o axé de todos Orixás, esteja nos corações de cada um que passa por este axé, na ajuda do desenvolvimento de um ser humano melhor, trazendo muita felicidade, saúde, prosperidade e alegrias.