Corte aos Orixás Bará Lodê e Ogum Avagã

Foi realizado por Pai Ronie de Ogum Adioko na presença dos filhos do axé corte aos seus Orixás Bará Lodê Fumilayo e Ogum Avagã Peremim no último dia 3 de outubro, tendo início a obrigação dos seus Orixás e filhos. A obrigação para os Orixás guardiões do terreiro ocorreu com muita tranquilidade e força, levando axé de prosperidade e proteção a todos que estavam presentes.

Lodê e Avagã são os orixás que ficam do lado de fora do salão dos orixás, observando e cuidando de todos que passam, ninguém entra no terreiro sem que eles vejam ninguém sai sem que elem saibam, é a proteção da casa, por isso é necessário grande zelo e cuidado com eles, são os primeiros a receberem sacrifícios e oferendas.

A levantação da obrigação ocorreu no dia 6 de outubro, antecedendo o corte aos demais orixás no dia 08/10/2015.

Que Lodê e Avagã abram todas as portas necessárias para que filhos, amigos e clientes do axé tenham condições de realizar todos os seus sonhos e desejos.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 488 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar