Ou bí là yà ou bí là yà!
(Você nasce, abre-te e te divide!)
Oujá má ké kekere
(Oiá não corte a boa sorte)
Sàngó l’Oya !
(Xangô tem Oiá)
Òkerè kéré wé esè
(Na distância pequena deixa seu rastro)
Oya Oya Oujá ní’ gódò, Oya ní’ gódò sá padà ní gódò
(Oiá, Oiá, Oiá tem sua morada no rio, corre, retorna que tem sua morada no rio)

Pai Alexandre comemorou 8 anos de sua mãe Oya Tofã, no dia 06/09, na mesma ocasião em que Xangô Fumilayo de sua madrinha Fernanda de Xangô Aganju também comemorou seus 8 anos, ambos oriundos da mesma bacia religiosa, de Xangô Aloxe.

A comemoração a Oya Tofã ocorrerá, com os filhos do axé juntamente com a comemoraçao de Fundação da casa, no dia 25/09 e o Batuque em sua homenagem será no dia 19/12, com Toque de encerramento do ano e homenagem juntamente a Yemanjá, orixá regente do ano de 2016.

E na ocasião que Pai Alexandre comemorou o aniversário de sua mãe Oya a força do axé de Oya Tofã toca batuque na casa de Mãe Carmem de Oxum Docô, que está em sua bandeira, e desta forma novas forças são somadas ao axé Ilê Orixá, que se ramifica, pelas mãos de Oya, ampliando o seu axé em novos horizontes.

Que os ventos que representam este Orixá sejam para sempre levar saúde, amor, prosperidade e muito axé a todos aqueles que necessitam, para que a religião dos Orixás possa ser vista por todos com respeito e seriedade.

Oya é um Orixá ligado a família, a união ao movimento, ao amor, as pessoas nascidas sobre sua proteção na maioria das vezes são dinâmicas e rápidas, da mesma forma que o vento, que se move em várias direções até encontrar em local para parar, mas quando para nada mais fica como estava, sempre existem mudanças. Oya dá uma nova ordem as coisas e, desta maneira a sua presença nunca passa despercebida, representa a mudança que muitos pedem e necessitam.

Fazer parte deste axé é poder partilhar de momentos únicos de uma grande família que busca fazer a religião de forma correta, auxiliando aos que batem na sua porta e levando o axé dos orixás a todos os que o buscam.

Pai Alexandre agradece a todos que lembraram do aniversário de sua mãe, com presentes, flores ou simplesmente com um abraço e deseja que todos aqueles que acreditam e confiam no seu axé se sintam também abraçados.