15 de Maio, 2017

Pai Alexandre faz entrega de axés de obé e ifá na comemoração dos 10 anos de Oya Tofã

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Durante o toque de terminação, ocorrido no dia 8 de abril Pai Alexandre de Oya Tofã fez a entrega de axés de obé e de ifá para alguns de seus filhos, que se aprontaram durante a comemoração dos 10 anos de Oya Tofã. O axé de obé pertence a Ogum orixá dono da faca, ninguém pode cortar para nenhum orixá sem ter recebido o seu axé, desta maneira quem recebe axé de obé se prepara para depois cortar. O axé de ifá é entregue aos filhos que já possuem mais tempo de religião, um dos últimos axés que se recebe, e dá condições ao filho que recebe de no futuro fazer consulta a ifá a partir do jogo de búzios.

Ao fazer esta entrega de axés a seus filhos Pai Alexandre faz uma extensão de seu axé de do Ilê Orixá, foram os primeiros filhos de Oya Tofã a receberem seus axés, o que faz com que tenha sido um momento de intensa emoção por todos e também de alegria, aos irmãos de axé e família religiosa, pois quando um irmão cresce todos crescem juntos.

A responsabilidade de quem entrega um axé é grande, pois quem entrega o axé confia em que está recebendo o axé, e quem recebe deve igualmente mostrar ser merecedor do axé que lhe foi confiado, com atitudes sempre corretas e respeitando o axé que lhe foi transmitido.

Foi entregue axé de obé aos filhos abaixo, todos apadrinhados por Pai Ronie de Ogum Adioko:

– Jorge de Ogum

– Júlia de Oya

– Letícia de Oya

– Vanize de Odé

– Cleber de Ossanha

– Fabiana de Oxum

– Mariza de Oxum

E receberam axé de ifá, os filhos abaixo, apadrinhados por Mãe Fernanda de Xangô Fumilayo, do Ilê Axé Orixá, que também é madrinha de Pai Alexandre de Oya:

– Júlia de Oya

– Fabiana de Oxum

Que todos os filhos de Pai Alexandre que receberam seus axés saibam multiplicar o axé recebido, tendo condições de no futuro também transmiti-los, respeitando sempre a raiz de onde vieram e ensinando sempre o caminho correto.