3 de Fevereiro, 2014

2013: Mudanças e conquistas

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

O Ilê Orixá encerrou o ano de 2013, tendo realizado tudo que foi planejado para o ano, tendo sido um ano de muito trabalho e realizações, e neste sentido é sempre importante relembrar o que fizemos, pois nos fortalece nos momentos difíceis pensar no que já foi realizado e refletir para o que será feito no próximo ano.

A família Ilê Orixá é constituída por muitos que acreditaram na possibilidade de realizar religião junto com trabalho social de verdade, com a ajuda de todos nos foi possível encerrar um ano cheio de projetos conclusos e com muitas perspectivas para o ano que se inicia. Embora não seja necessário citar o que foi feito no ano anterior, pois os fatos por sí só contam nossa história, vamos rever abaixo o que mais destacamos para o ano de 2013.

No dia 23 de março foi realizada a festa de páscoa para as crianças, que contagiou mais de 150 crianças e cerca de 50 adultos da comunidade Vila Rica e Novo Mundo, distribuindo muitos doces e brincadeiras a todos.

Mais uma atividade social foi realizada, a Campanha do agasalho, na sede do Ilê Orixá no dia 20/04/2013, com a distribuição de cerca de 500 peças de roupas e 50 pares de calçados, e mais de 70 acessórios, contemplando as comunidades locais.

O dia 26 de maio de 2013 foi de aprendizado, atenção e  descoberta para cada filho do axé que esteve presente na entrega  do Orukó, seu nome africano, sendo culminante o momento da entrega do certificado com o orukó de cada filho do axé.

Descoberta e aprendizado por que todos descobriram seu orukó, descobriram sua importância para o povo yorubá e  aprenderam de que forma este pode influenciar suas vidas, já que para a tradição africana a palavra é portadora de axé.

Dia 17 de agosto, foi realizada mesa de Ibeji, somente com os filhos da casa e alguns amigos que apareceram espontaneamente, como forma de agradecimento pela construção do novo salão dos Orixás, um espaço amplo e adequado ao culto religioso, tornando mais confortável a recepção dos amigos.

O Ilê Orixá movimentou a sua comunidade no dia 13/09 com Oficina intitulada “Cuidados com o Orixá“, que teve como objetivo principal orientar os filhos do axé a cuidarem dos Orixás que se manifestam no Ilê. Com isso, pretende-se continuamente treinar a todos para melhorar a qualidade a criar uma filosofia de melhorar sempre, orientando a todos de como buscar da aprendizagem a cada instante.

Em uma tarde, de muita emoção, axé e união, o Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, comemorou 8 anos de assentamento do Orixá Ogum de Pai Ronie, no último dia 22 de setembro de 2013, com alguns filhos do Ilê, que se fizeram presentes para bater cabeça.

2 anos, no dia 30 de setembro de 2011, o Ilê Orixá foi fundado com a promessa de construir um templo religioso inserido na comunidade carente, para poder auxiliar na construção de uma sociedade mais humana e desenvolver a fé nos Orixás a todos aqueles que buscarem.

No último dia 05/10/2013, a família Ilê Orixá reuniu alguns filhos do axé, juntamente com Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, para organizar o Toque em Homenagem ao Orixá Ogum e filhos de obrigação. A festa, já marcada desde o início do ano, em seu calendário religioso, faltava ainda alguns ajustes para serem definidos.

No dia 26 de outubro todos se reuniram juntamente com a comunidade local para comemorar os 8 anos de assentamento do Orixá Ogum Adioko de Pai Ronie.

No dia 26 de novembro, foi realizada reunião para organizar o Toque em Homenagem ao Orixá Oya Tofã de Pai Alexandre e após Oficina sobre Ecós de proteção, onde os filhos do axé aprenderam sobre os principais ecós que são utilizados no axé e sua importância.

roda de batuque do último dia 14 de dezembro contou com a presença de dezenas de amigos, filhos do axé e comunidade que cantou, dançou e se contagiou com o axé de todos os Orixás, em um ambiente de muita alegria, felicidade, cooperação e união de todos. Todos por um mesmo objetivo, o de partilhar momentos de fé e religiosidade para comemorar mais um aniversário do Orixá Oya Tofã de Pai Alexandre.

Ainda durante a obrigação para homenagem ao Orixá Oya Tofã, foi realizado o primeiro batizado nos moldes yorubá na sede do Ilê Orixá, tendo sido três crianças batizadas, fortalecendo ainda mais o axé do Ilê, e se consolidando como um local de culto religioso.

A família Ilê Orixá se reuniu juntamente com amigos para realizarem no dia 21 de dezembro de 2013 a limpeza de fim de ano para receber os Orixás Obá, Xapanã e Oxalá Bocum, regentes do ano de 2014.

Natal de dezenas de crianças foi com muita alegria, na sede do Ilê Orixá, no dia 22 de dezembro, em um dia em que cada criança viveu um pouco da magia do natal, com a distribuição de muitos brinquedos e doces.

Na tarde do dia 29 de dezembro de 2013, Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, acompanhados dos filhos do axé Cláudia de Iemanjá, Alexandre de Oxalá, Sheila de Bará Lanã, Gisele de Iansã, Érica de Oya, Marcelo de Ogum, Michele de Obá, Edgar de Xangô Godô, e a pequena Heloisa, filha exsanguinea de Sheila e Marcelo e Júlia (amiga do axé), entregaram tabuleiro nas águas do Lago Oxum Dioni, como forma de agradecimento pelo ano de Xangô e realizaram pedidos de prosperidade e saúde a Xapanã e Obá.

E por último no dia 31 de dezembro foi realizada da troca da água das quartinhas de todos os filhos e Orixás, é um momento de renovar o axé, de trocar a energia do ano que se encerra para receber o próximo ano com um energia renovada, para ser iniciado um novo ciclo junto aos Orixás regentes do próximo ano.