Axé da balança

Fotos; Cláudia Ribas

Durante o toque de terminação da obrigação de Oya Tofã e seus filhos, ocorreu balança para confirmar a obrigação de Antonio de Oya, Cará, de Volnei de Ogum Bolá e de Pai Alexandre de Oya Tofã. O axé da balançã é um rito onde participam somente os inciados que possuem obrigação de 4 pé.

O Ilê Orixá é um axé fundado sob a bandeira de Xangô Aloxé,  e a balança, sempre é um axé de máximo respeito, momento de reflexão, de pensar em tudo que se fez, de nossas ações frente ao sagrado. Durante a balança não deve ser o momento de observar uns aos outros, mas sim apenas de concentração, momento de bons pensamentos.

A balança é sempre realizada em círculo, todos de mãos dadas, separadas pelo orixá de iniciação, é onde os orixás se manifestam primeiramente durante a obrigação de  4 pé. Para algumas nações, os orixás podem se manifestar antes,o que em nada determina a falta de respeito ou de veracidade da obrigação, pois para cada iniciação a tradição pode ser diferente.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 517 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar