18 de Julho, 2018

Obrigação de Bori de 4 pé de Pai Ronie de Ogum

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Foi realizado  por Pai Ronie de Ogum Adioko a  obrigação anual no último dia 12 de julho, tendo cortado 4 pé para seu ori, na presença de Pai Alexandre, Mãe Fernanda e filhos e do axé Ilê Orixá e Ilê Axé Orixá.

Mais uma obrigação de fé, de força, de novas energias, de contato com nosso ori e nosso orixá. A cada obrigação que se realiza de bori, novos são os aprendizados, as experiências e também a compreensão cada vez melhor da religião dos orixás.  Realizar obrigação a ori é ter um novo momento de se conectar ori-inu e ori-orun, momento de saber o quanto cada um de nós pode ser grande ou ser pequeno, como diz o provérbio iorubá “ORÍ ENI NÍ UM’NI J’OBA” – A cabeça de uma pessoa faz dela um rei”, cada um de nós é do tamanho de nosso sonho, todos podemos buscar o que queremos, é preciso apenas ir buscar, com trabalho, dedicação e acima de tudo FÉ, pois a fé tudo pode construir.

Obrigado a todos os filhos e netos, obrigado a todos que juntos fazem parte desta fortaleza, e em especial aos orixás Xangô Aloxé que me iniciou, Ogum Adioko, orixá responsável por cuidar de meu ori, Oya Tofã de Pai Alexandre Reis por estar sempre ao meu lado orientando e conduzindo junto de Adioko, e Xangô Fumilayo de Mãe Fernanda Heinrich que desde o início, sempre esteve presente, e orixá padrinho do Ilê Orixá. Adupé! Axé!