Chamado no toque em homenagem aos orixás Ogum, Oya e Odé

Texto: Pai Ronie de Ogum

Fotos: Alisson de Oxalá

A noite do dia 11 de agosto, foi uma noite de fé, data de comemoração dos 7 anos de Odé Bemi de Vanize de Odé, 7 anos de Ogum Bolá de Volnei de Ogum e 1 ano de Oya Cará de Antonio de Oya, antes do início do xirê um momento de todos de joelhos saudarem os orixás.

A saudação aos orixás é onde cada um da sua forma conversa com os orixás, pedindo orientação, agradecendo por tudo, muitas vezes também hora de pensar em tudo que já fizemos e também no que ainda poderemos fazer. A chamada aos orixás é onde cada um é livre para se comunicar com o sagrado, da forma que quiser e desta maneira estreitar a sua relação. Não existe uma fórmula única, ou a mais correta, existe a de cada um e todas levam para o mesmo lugar.

Cabe a cada um encontrar a sua maneira de se comunicar, de fazer o seu chamado, a maneira que melhor consegue se relacionar com o orixá.

Alisson Leandro Dos Reis
Sobre Alisson Leandro Dos Reis 23 artigos
Alisson de Oxalá Bocum, foi iniciado por Pai Ronie de Ogum Adioko é filho consanguíneo de Cátia de Iansã Sessú, e no futuro será quem dará continuidade ao axé Ilê Orixá.

Seja o primeiro a comentar