22 de Agosto, 2018

Conversa de inicio no toque em homenagem aos orixás Ogum, Oya e Odé

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Texto: Pai Ronie de Ogum

Fotos: Alisson de Oxalá

Momentos antes do início do toque em homenagem aos orixás Ogum Bolá de Volnei, Oya Cará de Antonio e Odé Bemi de Vanize, agradecimento foi a palavra de ordem. Agradeceram a carinho dos irmãos do axé, a acolhida, aos seus orixás e demais membros da família Ilê Orixá.

Volnei de Ogum destacou que mesmo com chuva e as dificuldades impostas pelo mau tempo a homenagem aos orixás, foi destacado  ainda por Vanize de Odé que fez o que seu pai Odé imaginava um quarto de santo repleto de doces e frutas para serem ofertados a comunidade. Antonio de Oya ainda falou sobre sua felicidade em estar comemorando o aniversário de sua mãe Oya. Sem dúvida, emoção foi o sentimento de todos os presentes.

E agradecer é sempre o melhor caminho, pois ao se agradecer nos fortalecemos, muitas vezes nos faz ver o que erramos e também o que se pode melhorar, Pai Ronie e Pai Alexandre agradeceram aos filhos do axé que estavam na organização do xirê e desejaram que os orixás todos estejam sempre junto deles, os auxiliando, orientando e ajudando a conduzir sus vidas por caminhos do bem.