Roda no toque em homenagem aos orixás Ogum, Oya e Odé

Texto: Pai Ronie de Ogum

Fotos: Alisson de Oxalá

O dia 11 de agosto foi mais um dia de dançar para o sagrado, em mais um xirê comemorativo de aniversário de filhos do axé, neste xirê todos filhos de Pai Alexandre de Oya Tofã, que juntos organizaram a noite de fé, em um comemoração aberta para a comunidade religiosa.

Em toda comemoração aos orixás se dança, e dançar implica em estar integrado ao sagrado, estar conectado com os orixás. A comemoração aos orixás Ogum Bolá de Volnei, que comemorou seus 7 anos, Oya Cará de Antonio, pela comemoração de 1 ano,  e Odé Bemi de Vanize, pelos seus 7 anos, foi mais um destes momentos de integração com o sagrado, mais um momento de se conectar com o sagrado o sagrado que está dentro de cada um de nós, que nos move, noas faz sentir a energia sagrada dos orixás.

A roda também pode ser entendida como um espaço de força, pois todos juntos somos sempre mais fortes, criando um elo que nos une. A roda faz com que todos foquem em uma mesma energia, em uma mesma sintonia de fé e de alegria.

Pai Alexandre e Pai Ronie agradecem aos filhos do axé pela dedicação na organização do xirê, no empenho de todos para fazer o melhor e deseja que todos os orixás estejam sempre ao lado de cada um, conduzindo sempre por caminhos de saúde, prosperidade e harmonia.

 

Alisson Leandro Dos Reis
Sobre Alisson Leandro Dos Reis 23 artigos
Alisson de Oxalá Bocum, foi iniciado por Pai Ronie de Ogum Adioko é filho consanguíneo de Cátia de Iansã Sessú, e no futuro será quem dará continuidade ao axé Ilê Orixá.

Seja o primeiro a comentar