20 de Novembro, 2018

Filhos do axé – Fundação Ilê Orixá – 7 anos

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Texto: Pai Ronie de Ogum

Fotos: Alisson de Oxalá

Sem dúvida quem faz um axé não é o Pai ou a Mãe, não são os clientes, quem faz um axé são os filhos do axé. É na alegria de cada rosto, de cada abraço diário, que se percebe a satisfação do filho de santo. E o Pai de santo se satisfaz ao ver seu filho crescer, a solucionar seus problemas , ao ver o axé crescer e se desenvolver.

O Ilê Orixá quando foi fundado em 30 de setembro de 2011, teve como um dos principais objetivos, desmistificar a religião da maioria das pessoas, mostrar que a religião africana, como qualquer outra, é utilizada para fazer o bem, de forma coletiva ou individual.

E sem dúvida o Ilê Orixá mostrou que o batuque pode sempre levar a alegria, a paz e a harmonia para todos, pois a religião levada a sério, faz crescimento. Ser religioso é compreender que todos somos diferentes, mas que s diferenças podem fazer com que se faça a união.

Aos filhos do axé que ajudaram a construir grande parte da história deste axé, muito obrigado a todos, pois o axé que iniciou para mostrar que a religião pode ser diferente, que pode integrar a comunidade e atividades sociais em um mesmo espaço hoje não é apenas um objetivo, é uma realidade, que cresceu e se fez fortaleza, a Fortaleza Ilê Orixá.

Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya agradecem a todos os amigos e filhos do axé.