Balança – Homenagem aos 13 anos de Ogum Adioko

Fotos: Natanael / Kayode

Segundo a tradição do batuque gaúcho, o rito de balança é realizado sempre que existe obrigação de 4 pé, ou seja quando existe a sacralização de animais quadrúpedes, seja para os orixás ou para ori. Um momento do batuque em que independente do orixá que seja dedicada a festa todos estão voltados ara Xangô, pois ele com sua balança faz uma análise de toda a obrigação, e define, após seu julgamento se tudo ocorreu de forma correta.

No ano de 2018 o axé da balança foi realizado para confirmar a obrigação de ori de Pai Ronie de Ogum Adioko, que cumpriu seus preceitos no dia 12 de julho de 2018, e fez a balança da obrigação juntamente com o batuque em homenagem o orixá Ogum Adioko e obrigação de filhos.

Esta balança foi realizada com a presença de 32 pessoas, que de mãos dadas realizaram um axé de equilíbrio a todos, que Xangô esteja sempre junto de todos abençoando a cada um e não permitindo que ocorram injustiças.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 503 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar