28 de Dezembro, 2018

Uma parte da decoração externa – 13 anos de Ogum Adioko

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

São muitos espaços a serem pensados durante uma festa, os detalhes, as comidas e tantas outras coisas que encantam todos durante um batuque, são os detalhes pensados que ficam depois na memória de todos que passam pela festa. Nenhum dos espaços decorados é o mais importante, pois todos são igualmente, da mesma forma que nenhum orixá é mais importante que outro. Somos todos iguais perante aos orixás.

Os 13 anos de Ogum Adioko de Pai Ronie foram uma festa diferente,  de tantas outras já realizadas no Ilê Orixá, no dia 27 de outubro de 2018, foi a festa que antecede os 14 anos de Adioko, que irá ocorrer em outubro de 2019, a festa que antecede a abertura de novas casas ligadas ao axé, previstas para o próximo ano, a última de festa de Adioko antes da ampliação do espaço físico do Ilê. A cada nova festa novos desafios, novas são os espaços pensados, tudo para que o Ilê Orixá fique cada vez mais sagrado, cada vez mais adequado para receber a todos.

Uma decoração adequada, juntamente com a vegetação que se integra ao Ilê faz com que todos se sintam integrados a natureza que está por toda a parte no Ilê Orixá, que desde a sua fundação sempre quis se fosse um axé que integrasse a natureza e não a colocasse a parte, pois os orixás são parte integrante dela. Não existe axé sem natureza, não existe orixá sem natureza, por isso todos devemos sempre pensar em como reconstituir a natureza em nossos Ilês.

Pai Ronie agradece em especial ao Pai Alexandre de Oya Tofã, responsável por toda a decoração externa do Ilê e a todos os filhos que de alguma maneira possibilitaram que esta festa ocorresse em pleno êxito.