Mais uma páscoa da solidariedade no Ilê Orixá

Ocorreu no dia 19 de março mais uma uma Páscoa da solidariedade na sede do Ilê Orixá, dando continuidade as atividades sociais que a comunidade Ilê Orixá abraçou e possui responsabilidade em continuar, a fim de manter compromissos e responsabilidades assumidas na sua fundação, no ano de 2011.

Todos os anos próximo a páscoa crianças batem na frente do Ilê para perguntarem quando irá ocorrer a festa de páscoa, pois para estas comunidades a festa já está sempre certa, estando em dúvida apenas sobre a data em que ocorre.

Foi uma tarde onde as crianças da comunidade Novo Mundo e Vila Rica, partilharam de momentos de alegrias e brincadeiras, tarde de comer doces, algodão doce, pipoca, bolo e geladinho entre outros. Tarde para as crianças reencontrarem amigos e o Ilê abrir suas portas para a comunidade.

Esta foi a quinta páscoa no Ilê Orixá, para receber a comunidade em torno do terreiro, fazendo com o espaço de terreiro seja aberto para além as atividades religiosas atividades sociais, criando desta maneira um espaço de convivência, um espaço de cidadania.

Ser de um axé é ter responsabilidade com as comunidades em seu entorno, pois é esta comunidade que abraça um Ilê durante o ano, com respeito e fé.

Estiveram presentes nesta atividade social: Érica de Oya, Letícia de Oya, Volney de Ogum Vanize de Odé, Júlia de Oya, Jorge de Ogum, Alissa de Oya, Adriana de Iansã, Gregory de Ogum, Ana de Oxalá Orumilaia, Zulamir de Oxum, Cauê, Renam e Mãe Fernanda de Xangô.

Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya agradecem a todos os filhos do axé que organizaram esta páscoa, com doações de doces, pães entre outros, possibilitando que ela ocorre-se e que a alegria da Páscoa fosse estendida a todas as crianças que estavam presentes, em especial Letícia de Oya que abraçou a organização do evento este ano e Vanize de Odé que serviu algodão doce para todas as crianças possibilitando momentos de intensa emoção e alegria para cada uma delas.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 488 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar