Quarto de santo – Toque de encerramento de ano

O dia 14 de dezembro de 2018, foi mais um momento para celebrar os orixás no Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, momento de saudar Iansã e Bará, orixás que irão reger o ano de 2019 para o axé.

O Ilê Orixá é uma casa que possui como orixás patronos Ogum e Oya, e encerra o ano religioso sempre com xirê que homenageia o orixá que irá conduzir o novo ano, já que Ogum e Oya são homenageados em outubro e abril respectivamente. Além disso os filhos que possuem orixás assentados podem também durante o ano se organizarem para homenagear seus orixás.

O quarto de santo, decorado de forma simples para saudar o sagrado apenas com os filhos do axé, já que a obrigação foi fechada para o axé.

Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko desejam que o axé de todos esteja sempre ao lado de cada um, possibilitando muitas novas oportunidades e alegrias.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 527 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar